EXTENSÃO Data de Publicação: 21 out 2024 11:20 Data de Atualização: 22 out 2024 14:02
A terceira edição da Semana Cultural do IFSC Rau terminou na última sexta-feira (18), após cinco dias de uma programação intensa e com casa cheia em todas as atividades. O evento já faz parte do calendário anual do câmpus e, neste ano, contou com parcerias e programações inéditas.
Além dos já tradicionais Sarau Cultural – que está em sua décima edição –, dos círculos de leitura e da contação de história promovida pelo Núcleo de Contadores de Histórias do IFSC do Rau, em 2024 foi a vez de incluir na programação as atividades do projeto “Biblioteca Viva” e a parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do câmpus.
As atividades começaram segunda-feira (14) à noite, com a abertura do evento e a apresentação da Orquestra IFSC no câmpus. Na terça (15), nos três turnos, foi a vez da realização dos círculos de leitura, que neste ano tiveram como foco a obra de Carolina Maria de Jesus, uma das mais importantes escritoras negras da literatura brasileira. A autora, que faleceu em 1977, é conhecida principalmente pela obra “Quarto de despejo – diário de uma favelada”, mas também escrevia poemas e letras de música.
A escolha da obra para a realização dos círculos de leitura foi fruto da participação do Neabi na organização da Semana Cultural. “Foram três encontros muito potentes ao longo do dia, nos quais todos os participantes puderam expressar suas experiências e percepções sobre a literatura e, principalmente, sobre a obra da escritora, uma mulher, negra e favelada, que se tornou uma referência na literatura nacional e internacional”, destaca o coordenador do Neabi e também responsável pela condução do Círculo de Leitura neste ano, Marcelo Silva de Jesus.
Já na quarta-feira (16) ocorreram as atividades mais tradicionais da Semana Cultural: o décimo Sarau Cultural e a contação de história promovida pelo Núcleo de Contadores. Porém, enquanto a contação ocorreu no Museu da Weg, o Sarau foi realizado no mezanino do câmpus, com a participação de servidores, estudantes, amigos e familiares da comunidade acadêmica. Entre as apresentações do Sarau estiveram, principalmente, músicas e declamações de poesias.
Encerrando a programação, na quinta (17) e na sexta-feira (18), aconteceu o projeto Biblioteca Viva. Coordenado pela equipe da biblioteca do câmpus, o projeto pretende mostrar que cada pessoa é como um livro: composto por muitas histórias. “E, nesse sentido, a intenção foi trazer até aqui pessoas que possuem relação com as áreas de formação do câmpus, para que os estudantes pudessem se identificar com as histórias contadas”, explica a coordenadora geral da Semana Cultural, Estela Ramos de Souza de Oliveira.
Para saber mais sobre a Biblioteca Viva, clique aqui e descubra quem veio ao IFSC contar suas histórias.
A participação nos eventos culturais do IFSC são, também, uma oportunidade de enriquecer a formação oferecida pelo Instituto Federal nos cursos técnicos e de graduação. “Para mim foi uma experiência gratificante e encantadora. Cada pessoa contribuiu com habilidades diferentes, e foi essa colaboração que fez o evento tão marcante”, afirma Maurício Roos, estudante do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas.
Além das atividades gerais da programação, a terceira Semana Cultural do IFSC Rau também teve a leitura de textos literários em sala de aula e a exposição artística intitulada “Refletindo sobre ‘Quarto de Despejo’”, voltada para a vida e a obra da escritora Carolina Maria de Jesus. A exposição permaneceu montada na biblioteca durante a semana passada.
Eventos paralelos
A Semana Cultural do IFSC Rau ocorreu no mesmo período em que foram realizadas a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e o seminário “Curricularização da Extensão”. Os eventos paralelos também tiveram programação intensa e contaram com atividades tanto no Centro quanto no Rau