Estudantes do Câmpus Jaraguá do Sul-Rau conquistam primeiro lugar em evento de iniciação científica

EXTENSÃO Data de Publicação: 21 out 2024 14:13 Data de Atualização: 22 out 2024 13:55

O projeto do Câmpus Jaraguá do Sul-Rau que demonstrou a importância da acessibilidade na prática da educação ambiental alcançou a primeira colocação na categoria “Ensino Superior” na Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic), realizada em Pomerode. O evento é anual e, em 2024, reuniu majoritariamente estudantes e professores que apresentaram 365 projetos de pesquisa entre os dias 16 e 20 de setembro.

O trabalho vencedor foi escrito pelos estudantes Camila Shimen, Eduardo Garcia Souza e Rayssa Sarmento Cardias, da graduação em Engenharia Mecânica, e orientado pelo professor Anderson José Antonietti. Intitulado “Mini-bosque: uma ferramenta didática para promover uma educação ambiental acessível às pessoas com algum tipo de deficiência”, o projeto está disponível na íntegra aqui para leitura.

O projeto buscou incluir pessoas com deficiência em atividades de conscientização ecológica. Foi realizada a adaptação da Eco Trilha Mata Atlântica para oferecer acessibilidade a cadeirantes e pessoas com deficiência visual ou auditiva.

Os discentes pesquisaram métodos educacionais que poderiam ser utilizados e implementados no local. Depois, o mini-bosque foi aberto para visitação e avaliação por parte da comunidade, incluindo pessoas com deficiência e educadores.

Ao final, o projeto foi considerado bem-sucedido, recebendo aprovação dos visitantes e destacando-se como uma ferramenta eficiente para promover sustentabilidade e preservação ambiental de forma inclusiva.

Com a conquista do primeiro lugar na categoria Ensino Superior na IX Febic, o grupo também obteve o direito à publicação do artigo na revista Sementes – Revista Brasileira de Iniciação e Divulgação Científica – e foi credenciado para participar do evento Sercap, em Assunção (Paraguai).

EXTENSÃO CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-RAU