Portaria da SPU formaliza doação do terreno para construção do Câmpus Tijucas

INTERNACIONAL Data de Publicação: 29 ago 2024 11:22 Data de Atualização: 29 ago 2024 11:27

Foi publicada em 22 de agosto a Portaria nº 5919 da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), que formaliza a doação do terreno de 80,8 mil metros quadrados que irá sediar o Câmpus Tijucas do IFSC.

Trata-se de uma doação com encargos, ou seja, o imóvel doado deve ser utilizado para a finalidade exclusiva prevista na portaria, descrita como “construção das instalações e funcionamento do Câmpus Tijucas”.

De acordo com o diretor do câmpus, Anderson Martins, o próximo passo será a assinatura do contrato de doação do terreno, o que deve ocorrer nos próximos dias. Com isso, o IFSC poderá registrar a propriedade do imóvel em cartório e iniciar as providências para construção.

Primeiras ofertas

Na próxima semana, a comissão de implantação do câmpus irá se reunir com a Secretaria de Educação do município, que terá uma estimativa do número de mulheres que poderão ser beneficiadas com cursos do programa Mulheres Mil, a partir do primeiro semestre de 2025. Além disso, a comissão está trabalhando na definição da oferta dos primeiros cursos técnicos integrados.

A formalização da cessão pela Portaria 5919 foi um passo importante no processo de estruturação do novo câmpus, na avaliação do reitor Maurício Gariba Júnior. “É uma ótima notícia para a implantação. O espaço é muito bom, central, e agora nossa equipe de Engenharia deve iniciar o processo de demarcação do terreno e viabilizar o projeto para o início da construção”, comemora o reitor.

Expansão

O Câmpus Tijucas será o 23º câmpus do IFSC. A implantação faz parte do novo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal e foi anunciada em março deste ano. Serão ofertados cursos de três eixos tecnológicos: Ambiente e Saúde, Informação e Comunicação e Turismo, Hospitalidade e Lazer. 

A nova etapa da expansão visa ampliar a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para mil câmpus em todo o país. Em Santa Catarina, serão três novos câmpus: além do IFSC em Tijucas, as cidades de Campos Novos e Mafra receberão câmpus do Instituto Federal Catarinense (IFC).


 

INTERNACIONAL