IFSC fará parte do PartiuIF, para estudantes da rede pública

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 22 jan 2025 11:42 Data de Atualização: 24 jan 2025 14:01

O IFSC aderiu ao programa PartiuIF - Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades para o Acesso de Estudantes da Rede Pública de Ensino à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

O programa, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), vai oferecer aulas e atividades voltadas para a recuperação de aprendizagens de estudantes do nono ano do Ensino Fundamental matriculados em escolas públicas, e recompor as habilidades e competências necessárias para ingresso nos processos seletivos do Ensino Médio do IFSC, bem como a permanência nesses cursos.

O programa será realizado em Institutos Federais de todo o Brasil. No IFSC, foram destinados cerca de R$ 3,7 milhões para a realização do PartiuIF. Há previsão de oferta de 920 vagas, divididas em 23 turmas em 19 câmpus: Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó (duas turmas), Criciúma, Florianópolis-Centro (duas turmas), Garopaba, Gaspar (duas turmas), Jaraguá do Sul - Centro, Joinville (duas turmas), Lages, Palhoça Bilíngue, São Carlos, São José, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste,  Tijucas, Tubarão e Xanxerê. 

As aulas estão previstas para iniciar final de março/início de abril de 2025 e os processos para seleção dos participantes serão divulgados no portal do IFSC. Serão 160 horas de aula até novembro, quando ocorrem os processos seletivos para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFSC.

As atividades serão divididas da seguinte forma: 

1 - Ciclo Básico de Formação: aulas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza, com 40 horas cada, mais 40 horas cada para atendimento aos estudantes;

2 - Formação Suplementar: práticas suplementares, com 40 horas aula, mais 40 horas para atendimento aos estudantes (serão oferecidos atendimento individualizado, oficinas, dinâmicas, visitas e outras atividades).

Cada turma contará com um coordenador pedagógico e um profissional de apoio, como psicólogo ou assistente social; três professores e três monitores.

Quem pode participar?

O Programa é voltado para estudantes de grupos prioritários, com maior histórico de vulnerabilidade social e que compõem o público-alvo da Lei n° 12.711/2012, alterada pela Lei n° 14.945/2024:

a) os que cursaram integralmente a educação em escola pública;
b) os oriundos de famílias com renda igual ou inferior a um salário-mínimo por pessoa;
c) os autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas; e
d) a pessoa com deficiência.

INSTITUCIONAL CÂMPUS ARARANGUÁ CÂMPUS CAÇADOR CÂMPUS CANOINHAS CÂMPUS CHAPECÓ CÂMPUS CRICIÚMA CÂMPUS FLORIANÓPOLIS CÂMPUS GAROPABA CÂMPUS GASPAR CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO CÂMPUS JOINVILLE CÂMPUS LAGES CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE CÂMPUS SÃO CARLOS CÂMPUS SÃO JOSÉ CÂMPUS SÃO LOURENÇO DO OESTE CÂMPUS SÃO MIGUEL DO OESTE CÂMPUS TUBARÃO CÂMPUS XANXERÊ