EVENTOS Data de Publicação: 04 abr 2024 15:50 Data de Atualização: 05 abr 2024 09:35
Com o objetivo de aproximar o IFSC da comunidade, o Câmpus Araranguá realizou na quarta-feira (3), aniversário do município, um dia de atividades gratuitas, jogos, feiras e oficinas abertas à comunidade. O “Dia de IFSC” contou com a presença de cerca de 200 pessoas e deve voltar a ser realizado no segundo semestre.
O dia foi feriado municipal, pelos 144 anos de fundação de Araranguá. A programação oficial de aniversário, organizada pela prefeitura, foi realizada na Arena Poliesportiva, localizada próximo ao IFSC. A ideia do Câmpus Araranguá foi aproveitar a data e oferecer uma atividade complementar ao público, que pôde conhecer melhor a instituição. O Câmpus também esteve presente no evento oficial do município, com um estande de divulgação.
De acordo com a professora Luciana Vargas Ronsani, coordenadora de Ingresso do Câmpus Araranguá, a ideia é inspirada em ações realizadas por universidades que regularmente realizam um dia aberto à comunidade, com atividades diversas.
Queríamos fazer algo que fosse dinâmico e espontâneo, com oficinas ao ar livre, jogos, feirinha de artesanato. Foi um dia muito proveitoso. Muita gente não conhecia a instituição e foi uma oportunidade para o nosso Câmpus mostrar um pouco de seu funcionamento”, afirma.
Entre as atrações do “Dia de IFSC”, o público pôde participar de atividades para todas as idades: Pedal Kids, Feira Familiar, Espaço Mulheres Empreendedoras, Troca-Troca de Livros, Lançamento de Foguetes e exposições culturais, entre outras. Foram instalados pontos de coleta de lixo eletrônico e reciclagem de materiais escolares, além da realização de captação de doadores de sangue pelo Hemosc e espaço para as crianças brincarem. O público também participou de oficinas gratuitas, sobre temas como Capoeira, Xadrez, Muaythai, Desenho Técnico, Origami e outras.
Aluna de cursos realizados pelo Câmpus Araranguá no programa Mulheres Mil, a empreendedora Maria de Fátima de Souza esteve no evento vendendo seus bolos caseiros. “Foi uma experiência incrível, revi professores que há alguns anos não via, conheci outras pessoas e outros serviços que o IFSC oferece à comunidade. Foi uma experiência muito positiva pra mim”, conta.
Como explica o diretor-geral do Câmpus, Adriano Antunes, a ideia é realizar pelo menos mais um "Dia de IFSC" em 2024, provavelmente no segundo semestre.
“Foi uma experiência bastante produtiva. Conseguimos iniciar parcerias com entidades e pessoas com potencial para outras edições e realizações de outros eventos, com novas ideias. Muitas pessoas da região circularam pelo Câmpus e tiveram um primeiro contato com parte do nosso trabalho. A ideia é realizar novas edições ou fomentar a realização de eventos nos quais o Câmpus abra as portas para a comunidade”, afirma.