Estudantes do Câmpus Joinville conquistam 5 medalhas na Olimpíada de Astronomia

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 12 dez 2019 15:43 Data de Atualização: 06 out 2020 14:10

História da astronomia, evolução estelar, corpos celestes, corrida espacial, programa espacial brasileiro e muito mais. Além de matemática e física, os alunos do Câmpus Joinville acostumados com as olimpíadas de conhecimento da área de exatas mostraram que também são bons em astronomia. Na Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (OBA) deste ano, o câmpus conquistou cinco medalhas: ouro com Romero Perardt Magalhães Brito e Gustavo Fabianno Pereira; prata com Gustavo Henrique da Trindade Martins e Eduardo Baccin; e bronze com Isabela das Chagas Luiz.

A entrega das medalhas foi realizada nesta quinta-feira (12) pelo professor de física, Fernando Cláudio Guesser, que explicou que a olimpíada é uma forma de estudo aplicado de física, matemática e disciplinas técnicas, além de um incentivo para despertar nos jovens o estudo das ciências espaciais em sala de aula. Realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira em parceria com a Agência Espacial Brasileira, a OBA é voltada para todos os alunos dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e privadas do país.

A frustração com o péssimo desempenho na OBA do ano passado foi o incentivo para Gustavo Henrique da Trindade Martins, do 4º módulo do técnico integrado em Eletroeletrônica, dedicar-se mais aos estudos e conquistar a medalha de prata deste ano. “Gosto de matemática, física e astrofísica, porque foco em prestar atenção nas aulas e entender o conteúdo. Astronomia já é mais difícil, porque precisa decorar os nomes das estrelas, constelações, galáxias. Mesmo assim decidi dar uma boa estudada para ir bem na olimpíada, porque no ano passado foi bem frustrante”, comenta Gustavo, que diz gostar de estudar sobre o universo e as leis da natureza.

Medalhistas