Câmpus Joinville comemora formatura de 22 alunas do programa Mulheres Mil

ENSINO Data de Publicação: 26 set 2024 19:37 Data de Atualização: 26 set 2024 20:58

O Câmpus Joinville realizou no dia 21 de setembro uma cerimônia especial de formatura para marcar o encerramento do curso de Assistente Administrativo, ofertado pelo programa Mulheres Mil. De diferentes idades, nacionalidades, formação escolar, composição familiar e histórias de vida, 22 mulheres comemoraram a conquista do diploma com os mesmos sentimentos: alegria, orgulho e esperança.

Fabiane do Nascimento teve mais um motivo para comemorar: o primeiro emprego na área. A vaga veio pouco antes do encerramento do curso. Segura do aprendizado que teve durante as aulas, principalmente sobre ferramentas de trabalho, tipos de organizações, trabalho em equipe e ética, Fabiane aproveitou a oportunidade. “O curso representou a oportunidade de um futuro melhor, com mais dignidade e respeito”, comemora.

Outras alunas aproveitaram o curso para melhorar suas atividades. Natural de Ilhéus, na Bahia, Débora Silva Carmo se mudou para Joinville em 2017, junto com o filho Diego. Há três anos, ela resolveu montar o próprio negócio, o Acarajé da Debora. “O curso me ensinou a arrumar a parte financeira. Agora, sei fazer a gestão do negócio, com plano de ação, orçamentos detalhados e planilhas de entradas e saídas, entre outras coisas”, conta animada. A meta agora é diversificar o cardápio, para ampliar o empreendimento.

Aos 23 anos, Cassia Gabrieli Borba Silveira não pretende trabalhar com administração. Mas foi através do curso de Assistente Administrativo que ela conheceu o IFSC e conseguiu realizar um sonho antigo. Neste semestre, ela ingressou no curso técnico em Enfermagem do Câmpus Joinville e já faz planos para o futuro: trabalhar na área da saúde e continuar estudando. Mãe do Davi Lucca, de dois anos, Cassia diz que as companheiras de turma a ajudaram a superar os desafios. “Ver a força de outras mulheres para superar tantos problemas foi uma inspiração para me ajudar a continuar enfrentando as minhas batalhas.”

Foram histórias de vida como estas que motivaram tanto a orientadora do curso, Suely Maria Anderle, quanto a diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do Câmpus Joinville, Dayane Clock Luiz, a usarem seus discursos para elogiar a coragem das alunas em buscar a qualificação profissional e permanecer no curso até o final, apesar das dificuldades pessoais, financeiras ou de saúde.

Conheça o programa

O Mulheres Mil é um programa do Governo Federal que tem por objetivo promover a autoestima, empoderamento e geração de renda para mulheres acima de 16 anos. A iniciativa busca atender mulheres em situação de vulnerabilidade por meio da oferta de cursos de formação.

Inicialmente, o IFSC ofertou cursos pelo Mulheres Mil de 2012 a 2017, quando houve a descontinuação pelo Governo Federal. No ano passado, com a retomada do programa, o IFSC voltou a ser contemplado com cursos com fomento do Programa Bolsa-Formação / Pronatec – Mulheres Mil. No Câmpus Joinville, esta foi a primeira turma desta nova fase.

“A retomada do programa Mulheres Mil é fundamental para promover a inclusão e o empoderamento feminino no Brasil. Esse programa não apenas oferece formação profissional, mas também ajuda a quebrar ciclos de pobreza e desigualdade. Ao capacitar mulheres, estamos investindo no futuro de suas famílias e comunidades, fortalecendo a economia e promovendo a justiça social. É uma oportunidade de transformar vidas e construir um país mais igualitário e justo”, enfatiza a coordenadora geral da Equipe Multidisciplinar Sistêmica do Programa Mulheres Mil no IFSC, Thais Esteves Ramos Fontana.

Para o pró-reitor de Extensão e Relações Externas do IFSC, Valter Vander de Oliveira, a retomada do programa também é importante para o próprio IFSC, por atingir um público que a instituição, normalmente, não atinge. “Com o Mulheres Mil, o IFSC faz o processo de acolhimento e reinserção destas mulheres no ambiente escolar, promovendo a inclusão.”

ENSINO INSTITUCIONAL CÂMPUS JOINVILLE