INOVAÇÃO Data de Publicação: 04 set 2024 15:22 Data de Atualização: 04 set 2024 16:13
No último final de semana (30 de agosto a primeiro de setembro), o Câmpus Garopaba do IFSC recebeu pelo segundo ano consecutivo o evento Startup Weekend, uma competição de três dias que reúne empreendedores, desenvolvedores, designers e especialistas em diferentes áreas para trabalhar em projetos de criação de startups, onde os participantes têm a oportunidade de transformar suas ideias em protótipos, aprender novas habilidades e conhecer outros empreendedores.
Ao todo, o evento teve 50 participantes divididos em seis equipes, sendo 13 deles estudantes do IFSC. A equipe vencedora foi a Service Advisor, formada pelos estudantes do Câmpus Garopaba Igor B. Feitosa, Nicolas Rigobello Gehrke, João Sidharta R. Sepulveda, Lucas Cervera Terra, Angelo Ferronato e Francisco Kazanowski Santos e o aluno do Câmpus Palhoça Bilíngue Leonardo Cabral.
O coordenador Igor relata que a equipe se formou no primeiro dia do evento, entre amigos que já se conheciam e outros que conheceram no dia. Eles criaram o Service Advisor, um software que visa resolver o problema de achar profissionais adequados e capacitados para realizar serviços e reparos e também resolver a dificuldade para os profissionais emergirem em um mercado que se mostra muito necessário. “Acreditamos que a inovação e a relevância do nosso projeto foram os pontos fortes que nos permitiram chegar tão longe na competição”, destaca.
O evento é uma parceria entre o IFSC, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Prefeitura Municipal de Garopaba e o ecossistema de negócios Nexum Lab. O objetivo do Startup Weekend é acelerar o processo de criação de startups, fornecendo um ambiente colaborativo e altamente concentrado para testar e validar ideias de negócio em um curto período de tempo. O evento é realizado regularmente em várias cidades pelo mundo e tem sido um sucesso em todos os lugares.
O contador do Gâmpus Garopaba Rodrigo Balbinot Reis, que também faz parte do Nexum Lab, explica que todos os participantes são orientados durante o evento pela metodologia da Techstars para a validação do negócio com o acompanhamento de mentores com ampla experiência em empreendedorismo e inovação.
Segundo Rodrigo, todas as vagas do evento foram esgotadas, nas duas edições, e a Startup Weekend já está consolidada no calendário do Câmpus Garopaba. Também participaram da organização os servidores Sibeli Ferronato e Magda Ternes, com apoio da diretora-geral Micheline Sartori.
De participante a organizador
O aluno egresso do Câmpus Garopaba, Yuri Lourenço, participou das duas edições da Startup Weekend: como participante em 2023 no Câmpus Garopaba e em 2024 na Startup Weekend no Sapiens Parque, em Florianópolis, e, agora, como integrante da organização no Câmpus Garopaba.
Segundo ele, “não são apenas os participantes que se divertem, mas também os organizadores”. Ele ressalta que “não depende da idade para se aventurar, tivemos participantes com 14 anos de idade criando uma startup e ficando em terceiro lugar. Eu comecei na organização menor de idade e acho que o Techstars Startup Weekend tem oportunidades para todos. E é emocionante ver as ideias fluindo e se estruturando”. Para ele, “ser participante do Startup Weekend é só o início da jornada, todos devem ter a experiência de organizar e ver os bastidores, ver como também é incrível organizar o maior evento de empreendedorismo do mundo”.