Comunidade pode participar de pesquisa sobre ferramenta de e-commerce

INOVAÇÃO Data de Publicação: 19 set 2024 10:34 Data de Atualização: 19 set 2024 10:45

A equipe do projeto “eUsably - Avaliação Rápida, Automática e Constante para um E-commerce de Alta Performance” lançou questionário para que a comunidade possa contribuir para o desenvolvimento do primeiro protótipo funcional da ferramenta.

Acesse o questionário e contribua

Em 2022, o projeto foi aprovado no Chamamento Público 109/2022, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC), para projetos voltados à promoção do empreendedorismo inovador, com foco na Economia 4.0, associados ao ensino, à pesquisa e à extensão, destinado às instituições integrantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Foram inscritos mais de 130 projetos de todo o Brasil. O projeto do Câmpus Garopaba foi o único inscrito de Santa Catarina a concorrer no edital e ficou em 8º lugar geral. Com a classificação, o projeto recebeu recursos para aquisição de equipamentos de ponta, como notebooks, um servidor, smartphones, entre outros, e para pagamento de bolsas para os alunos participantes.

O projeto é coordenado pelo contador do Câmpus Garopaba Rodrigo Balbinot Reis, com orientação técnica da coordenadora do curso superior em Informática do Câmpus Garopaba, professora Thaiana Pereira dos Anjos Reis. Além disso, participam do projeto uma bolsista externa e os alunos bolsistas Daiane Dorner Gabriel Franzen e Angelita Souza, do curso superior em Informática, e Natan Camargo e Victor Xavier, do curso técnico integrado ao ensino médio em Informática.

O coordenador explica que, além de desenvolver as aptidões dos alunos em ambientes desafiadores por natureza, por se tratar de desenvolvimento de uma ferramenta inédita e de alta complexidade na indústria 4.0, o projeto abre portas para o ecossistema nacional de inovação, possibilitando participação em eventos nacionais, como o 2º Encontro Nacional de Inovação e Empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica (InovEPT), realizado em Brasília, em maio de 2024.

Rodrigo explica que os dados obtidos a partir do formulário servirão para a finalização do primeiro protótipo funcional da ferramenta, que será apresentado no evento de encerramento de ciclo do edital em Vitória, no Espírito Santo, previsto para os dias 5, 6 e 7 de novembro de 2024. 

Segundo Rodrigo, “o grupo entende que essa participação ajuda a levar o nome do IFSC na participação do desenvolvimento da inovação em âmbito nacional, aspecto essencial para o desenvolvimento do país. Abrem-se portas de parcerias e aprendizados valiosos, contribuindo diretamente no desenvolvimento pessoal de cada participante do projeto”.

INOVAÇÃO