ENSINO Data de Publicação: 20 mar 2020 14:24 Data de Atualização: 20 mar 2020 14:53
A suspensão das aulas e demais atividades presenciais oportunizou ainda mais aprendizado e aperfeiçoamento no IFSC. Durante a tarde desta quinta-feira (19), cerca de 300 professores participaram de uma capacitação sobre estratégias para atividades não presenciais utilizando tecnologias da informação e comunicação (TICs). As aulas no Instituto estão suspensas previamente até 16 de abril, com calendário acadêmico em vigor. O encontro aconteceu de forma virtual, através de uma webconferência, promovida pelo Centro de Referência de Formação e Educação a Distância (Cerfead).
A professora Sabrina Bleicher iniciou a capacitação ressaltando que os docentes têm autonomia para construir as interações com os alunos. Assim, o encontro serviria para apresentar as diversas ferramentas que estão à disposição do grupo.
Material de apoio e atividades de aprendizagem em formato digital, ferramentas de interação e tutoriais Sigaa (Sistema de Gestão de Atividades Acadêmicas) foram sugeridos. “Nossa sugestão e que se faça uma adaptação do que foi planejado para as aulas presenciais”, destacou Sabrina.
Novas atividades de acompanhamento de aprendizagem on-line, momentos síncronas e assíncronas como webconferências, chats, fóruns, questionários, e bibliografias complementares, preferencialmente àquelas disponíveis em fontes informacionais digitais são opções de uso nesse momento de distanciamento social.
Um ponto bastante discutido pelos professores foi a utilização do Sigaa ou do Moodle. O primeiro é um sistema ao qual estudantes e docentes já fazem uso desde o início dos semestres letivos e que oferece diversos recursos, dentre eles a Turma Virtual, vídeos, conteúdo de página web, porta arquivos, repositórios de materiais disponíveis on-line, materiais de apoio para utilização e produção de vídeos-aulas, bem como para elaboração de apresentações.
O professor Douglas Juliani apresentou algumas possibilidades do Sigaa e que podem chegar aos estudantes que usam o celular de forma constante e com domínio da tecnologia. “Precisamos propor estratégias básicas para que o aluno consiga acessar os conteúdos através do celular. Os estudantes têm acesso ao celular”, afirmou e completou: “a questão é tentar adequar o material para atingi-los na totalidade”.
O Moodle, apesar de possibilitar a gerência da aprendizagem, não está totalmente integrado ao Sigaa, mas que abre salas de aula virtuais e permite migrar alunos e dados do Sistema de Gestão. Assim, embora essa plataforma possa ser utilizada pelo docente, a sugestão para esse momento de realização de atividades não presenciais é o uso do Sistema de Gestão de Atividades Acadêmicas.
Juliani destaca a obrigatoriedade de registro, por parte do professor, no Sigaa, de qual a ferramenta está sendo utilizada para a atividade de educação a distância. “É preciso inserir os tópicos de aula conforme ementa e o plano de ensino.
Recursos adicionais
Foram apresentados ainda alguns recursos adicionais:
Hangout para mensagens, chamadas de voz e vídeos chamadas é um recurso que possibilita a interação de até 250 pessoas.
O Loom funciona como a plataforma youtube e envia a produção diretamente para o aluno. O Google Meet por sua vez também permite webconferência e permite tirar dúvidas, conversar com alunos, e para fazer a conexão com os alunos basta disponibilizar o link de acesso ao grupo de estudantes.
Kahoot por sua vez possibilita que questionários que possam ser respondidos por usuários que estejam conectados à internet por meio de smartphones ou computadores. É um sistema menos cansativo e que possibilita maior concentração por parte dos alunos.
Dúvidas
O Cerfead disponibiliza para os docentes um chat para esclarecer dúvidas e ajuda-los quando necessários. O mesmo pode ser acessado aqui.