Alunos do Câmpus Urupema participam da maior degustação de vinhos do mundo

ENSINO Data de Publicação: 24 out 2024 20:10 Data de Atualização: 11 nov 2024 14:20

No último final de semana (19), os alunos do Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia do Câmpus Urupema participaram da 32ª edição da maior degustação simultânea de vinhos do mundo, a Avaliação Nacional de Vinhos 2024, que ocorreu em Bento Gonçalves/RS. Foi a primeira realização 100% presencial do evento desde a pandemia do novo coronavírus.

O evento contou com mais de 800 pessoas, com 16 amostras selecionadas entre 472 de 67 vinícolas brasileiras. Mais de 100 estudantes de Viticultura e Enologia do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina foram os responsáveis pela abertura e serviço das garrafas de vinho.  Quinze deles alunos do curso ofertado no Câmpus Urupema, com a orientação dos professores  Mariana de Vasconcellos Dullius e Jailson de Jesus.

Nesta edição, foram servidas 1.152 garrafas, o que corresponde a 864 litros de vinhos, ou seja, 72 garrafas de cada uma das 16 amostras. Todas as informações sobre a Avaliação Nacional dos Vinhos 2024 pode ser conferida no site oficial do evento.

Desde 2017, o Câmpus Urupema participa da celebração. As tarefas são servir o vinho aos participantes inscritos para a degustação e; organizar as amostras a serem servidas e recolhidas adequadamente após o serviço executado. “Toda a logística do evento se baseia no equilíbrio entre as funções de preparar e organizar tudo atrás das coxias e de servir o vinho sob os holofotes e lentes de fotógrafos no salão principal. Ambas as atividades são de igual relevância para o sucesso da celebração. Também constitui significado especial aos discentes, futuros profissionais dos negócios da uva e do vinho, a possibilidade de contato tanto com os atuais líderes do setor - viticultores, vinicultores, empresários, jornalistas, pesquisadores, donos de vinícolas, responsáveis técnicos pelas produções, análises e fiscalizações, representantes de vendas de insumos enológicos, proprietários de bares, de restaurantes e de adegas especializadas em vinhos, entre outros - bem como a interação com discentes e professores das diferentes instituições formadoras de enólogos do país”, explica a professora Mariana.

A realização do evento é de responsabilidade da Associação Brasileira de Enologia (ABE), instituição fundada no dia 22 de outubro de 1976 - data em que se celebra o dia do Enólogo - por estudantes de enologia da primeira turma e da primeira escola formadora de enólogos do Brasil, o Colégio de Viticultura e Enologia (CVE) de Bento Gonçalves-RS.

“Em mais de cinco décadas trabalhando com o objetivo de "promover a cultura vitivinícola e estabelecer uma relação harmônica entre os enólogos e consumidores", a ABE tem, no seu quadro de gestão, enólogos de todas as gerações trabalhando no cumprimento da missão daquela instituição; em um futuro próximo, serão os nossos estudantes a figurar entre eles também”, afirma Mariana, que também é membro da ABE.

ENSINO CÂMPUS URUPEMA