Câmpus Joinville inaugura espaço sustentável para coleta de materiais recicláveis

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 10 dez 2021 14:15 Data de Atualização: 10 dez 2021 17:11

O que fazer com as esponjas usadas, canetas sem tinta e restos de borrachas e lápis? Este material, que até pouco tempo acabava indo para o lixo comum por ser de difícil reciclagem, acaba de ganhar um ponto de entrega voluntária no Câmpus Joinville. O Espaço Sustentável fica na entrada do Bloco 2 e conta com módulos diferenciados para coleta de esponjas, material escolar e tampas plásticas, além dos já conhecidos equipamentos de coleta seletiva e de material orgânico.

O material arrecadado será repassado à Associação Ecológica de Recicladores e Catadores de Joinville (Assecrejo) para encaminhamento às empresas especializadas na reciclagem destes tipos de produtos.

O projeto é da Comissão de Sustentabilidade do Câmpus Joinville, que colocou em prática uma ideia sugerida pela estudante Rhamara Seibert Barreto, do curso superior de Enfermagem. “Eu vi, por meio das redes sociais, o trabalho de uma empresa privada de reciclagem com estes produtos e entrei em contato com a direção do câmpus para fazermos aqui também”, conta Rhamara.

Apresentada à Comissão de Sustentabilidade, a aluna se voluntariou para participar da equipe como representante dos estudantes. “Acho muito importante ter engajamento e posicionamento nesses meios, porque são onde se decide nosso futuro diversas vezes. Estamos num período de mudanças climáticas perigosas e precisamos ter mais engajamento nesse sentido”, comenta Rhamara.

Além de contribuir com a entrega dos materiais para descarte correto, estudantes e servidores também podem participar da Comissão de Sustentabilidade. Para mais informações, pode-se entrar em contato pelo endereço eletrônico ifscsustentavel.jle@ifsc.edu.br.

Projetos futuros

Para subsidiar a implementação de práticas sustentáveis e fortalecer iniciativas que integrem ensino, pesquisa e extensão, o Câmpus Joinville lança anualmente uma chamada interna para selecionar projetos com temática voltada à sustentabilidade.

Para 2022, a chamada colocou à disposição R$ 15 mil reais, com destino máximo de R$ 3 mil por projeto. O resultado final foi divulgado em novembro, com a seleção de seis projetos, sendo os cinco primeiros com recursos. Confira a lista:

  • - Utilização sustentável de energia fotovoltaica em postes para iluminação
  • - Jogos sérios e sustentabilidade: desenvolvimento de um totem solar para jogos sérios relacionados à reciclagem
  • - Bancada didática de geração de energia fotovoltaica
  • - Tecnologia de transmissão de longo alcance no monitoramento ambiental
  • - Desenvolvimento de uma bancada didática de perda de carga em escoamentos de fluidos
  • - Revitalização e ampliação da horta do Câmpus Joinville
INSTITUCIONAL CÂMPUS JOINVILLE NEWS