INSTITUCIONAL Data de Publicação: 09 set 2024 15:33 Data de Atualização: 11 set 2024 08:50
Em reunião com representantes da Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense (Amplanorte) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no dia 4 de agosto, o Câmpus Canoinhas garantiu apoio às ações propostas no Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Regional do Planalto Norte Catarinense (Peder) que promovam o fortalecimento da indústria alimentícia.
De acordo com o Plano Estratégico, o eixo indústria de alimentos é considerado prioridade por oito dos dez municípios que integram a Amplanorte. A apresentação do plano foi realizada pelo secretário executivo da Amplanorte, Hélio Daniel Costa, a consultora de projetos da Amplanorte, Patricia Jacobs, e o consultor técnico do Sebrae, Rogério Ern.
Eles explicaram que o diagnóstico foi realizado por meio de levantamento de dados sobre as atividades econômicas da região e reuniões com as lideranças e representantes dos municípios. Os demais eixos relevantes para a região são cadeia do agronegócio, turismo, logística, tecnologia e empreendedorismo e tecnologia de agregação de valor à madeira.
Do lado do IFSC, participaram da reunião o diretor-geral do Câmpus Canoinhas, Joel José de Souza; o assessor da direção, Reneu Cesar Ziger; a coordenadora do curso superior de tecnologia em Alimentos, Cleoci Beninca; o coordenador do curso técnico em Alimentos, Luciano Heusser Malfatti; e os técnicos de laboratório de alimentos, Josieli dos Santos Veiga e Luiz Alberto da Silva Stefanski.
Foco na capacitação
O Câmpus Canoinhas comprometeu-se com a ampliação da oferta de capacitações de curto e médio prazo e manutenção da oferta dos cursos do eixo tecnológico de Produção Alimentícia: técnico integrado em Alimentos, superior de tecnologia em Alimentos e especialização em Ciência e Tecnologia de Alimentos.
“São cursos que contribuem para formação de profissionais da área de alimentos e bebidas que podem atender a demanda do setor, especialmente quanto à responsabilidade técnica e prestação de serviços às agroindústrias”, explica professora Cleoci Beninca.
“Além disso, uma vez que o IFSC possui infraestrutura e alunos e profissionais capacitados para realizar análises de alimentos e água, é possível contribuir com a verificação e melhoria contínua da qualidade dos alimentos industrializados no Planalto Norte Catarinense”, destaca professor Luciano.
Conheça os cursos de Alimentos
O curso superior de tecnologia em Alimentos tem como objetivo formar profissionais capacitados para atuar em processos relacionados ao beneficiamento, industrialização e conservação de alimentos e bebidas, tanto na produção como na supervisão e gestão das atividades. O curso é destinado a quem já tem o Ensino Médio completo. Tem duração de seis semestres, com aulas no período noturno.
- Inscrições para 2025 pelo Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC: 10 de setembro a 9 de outubro de 2024
O curso técnico integrado em Alimentos forma profissionais aptos a no processamento e conservação de matérias-primas e produtos da indústria alimentícia e de bebidas, realizando análises físico-químicas, microbiológicas e sensoriais.O profissional também é responsável por controlar e corrigir desvios nos processos manuais e automatizados e acompanhar a manutenção de equipamentos, além de poder participar do desenvolvimento de novos produtos e processos. O curso é destinado a quem tem o Ensino Fundamental completo e oferece o Ensino Médio junto com a formação técnica no IFSC. Tem duração de seis semestres, com aulas de manhã e em algumas tardes.
- Inscrições para 2025 pelo processo seletivo para Ensino Médio Técnico: 25 de setembro a 24 de outubro de 2024