Normas
Normas
Para evitar surpresas ao longo do caminho, é importante conhecer as normas para estudantes do IFSC. Você pode ler todas as normas dos processos didáticos e pedagógicos no Regulamento Didático-Pedagógico (RDP), disponível na íntegra no Portal do IFSC. Mas aqui vai o resumo daquelas que mais impactarão seu dia a dia:
Frequência
Para evitar a famosa reprovação por faltas, você deve comparecer a, no mínimo, 75% das atividades correspondentes a cada componente curricular. Em cursos totalmente presenciais, isso significa a presença nas aulas, incluindo os sábados letivos.
No caso de cursos totalmente ou com apenas algumas disciplinas EAD, isso também vale para disciplinas que contam como hora-atividade ou aulas síncronas.
Rematrículas
As rematrículas funcionam de maneira diferente para os cursos com matrícula por componente curricular e os cursos com matrícula seriada. Se você não sabe qual é seu tipo de curso, não se preocupe que vamos explicar!
Os cursos de matrícula por componente curricular são aqueles que possuem módulos e fases nas quais as disciplinas podem ser selecionadas separadamente, tanto para matrícula quanto para o trancamento. São os nossos cursos técnicos subsequentes, concomitantes e de graduação. Nesses cursos, a rematrícula deve ser feita on-line, pelo Portal do Aluno (Sigaa), na data estipulada no calendário acadêmico do seu câmpus. Nunca esqueça de verificar as datas no fim de cada semestre!
Já os cursos com matrícula seriada são aqueles em que as disciplinas estão sempre ligadas a uma série, como os cursos FIC, Proeja, técnicos integrados e alguns concomitantes. Se você faz algum desses cursos, a sua rematrícula será feita automaticamente no sistema. Ainda assim, é importante que você confira os dados e, se necessário, solicite as alterações como troca de turma, matrícula em pendências ou troca de horário.
Em ambos os casos, se você continuar tendo dúvidas, consulte o Regulamento Didático Pedagógico (RDP) ou informe-se no seu câmpus.
Sistema de avaliação
No IFSC, as notas vão de zero a 10, apenas em valores inteiros. Para ter aprovação em um componente curricular você precisa tirar no mínimo nota 6.
Os critérios que definem as notas devem estar no plano de ensino de cada professor. Além disso, elas devem ser um estímulo à pesquisa, reflexão, iniciativa, criatividade, trabalho e cidadania.
Vale lembrar que componente curricular é a unidade que compõe a matriz curricular do seu curso: disciplinas, estágios obrigatórios, trabalho de conclusão de curso, projetos integradores, práticas clínicas, Enade, reconhecimento de saberes e atividades de extensão.
E se eu perder uma avaliação?
Se você perder alguma avaliação por motivos de doença, falecimento de familiares, convocação do judiciário ou do serviço militar, terá nova oportunidade de fazer as avaliações.
Em mais detalhes, tudo o que você precisa é seguir esses dois passos:
1) Comunique o motivo do impedimento em até três dias letivos, contados do início do afastamento, à Secretaria Acadêmica do seu câmpus;
2) Encaminhe em até dois dias letivos, contados do final do afastamento, um requerimento à Coordenação de Curso, com os documentos comprobatórios do impedimento. Esse requerimento precisa ter:
- data e horário da avaliação perdida;
- disciplina;
- nome do professor.
Vale lembrar que para comprovação de ausência por motivo de saúde, somente será aceito o atestado médico ou odontológico. Por isso, quando você for ao médico em horário de aula, não se esqueça de pedir o atestado!
Há também a possibilidade de afastamento por um período maior de quinze dias, em casos de doença ou gravidez, por exemplo. Se isso acontecer com você, saiba que é possível pedir o exercício domiciliar, para que você estude de casa. Basta consultar a coordenação do seu curso para solicitar as orientações. Nessa situação, os professores irão elaborar um programa de estudos especial para você.
Afastamento por saúde e exercício domiciliar
Se durante seus estudos você precisar se ausentar por mais de 15 dias por motivos de saúde, como no período de licença maternidade, recuperação mais longa de algum procedimento de saúde, entre outros, você tem direito de continuar os seus estudos em um regime especial de afastamento, chamado exercício domiciliar.
Para isso, basta consultar a coordenação do seu curso para pedir as devidas orientações. Nesses casos, o estudante pode estudar de casa pela duração de seu atestado médico, com um programa de estudo com materiais preparados pelos seus professores. As faltas durante este período serão abonadas no conselho de classe ao final do período letivo.
Transferência interna
Nem todo mundo precisa gostar da sua primeira escolha de curso, e tá tudo bem! Às vezes o caminho de autodescoberta é longo, mesmo. Se isso acontecer enquanto você estuda aqui no IFSC há mais de um semestre, você pode tentar se inscrever para outro curso por meio dos editais de transferência interna, nas quais as vagas disponíveis são anunciadas. Eles são divulgados aqui no nosso Portal e no site de cada câmpus e você geralmente precisa reunir a documentação requerida pelo edital, enviar dentro dos prazos estipulados e aguardar!
Nesses casos, é importante que a transferência seja feita para um curso dentro da mesma modalidade do original: de técnico integrado para técnico integrado, de graduação para graduação, por exemplo. Além disso, você só poderá se candidatar caso esteja frequentando as aulas ou com o curso trancado.
Transferência externa
Se você é estudante de outra instituição mas tem interesse em algum curso aqui do IFSC e deseja entrar, nossos meios mais famosos de ingresso, como vestibular e sorteio, não são as únicas opções! Vagas disponíveis para transferência externa também são divulgadas semestralmente em editais no nosso Portal. É importante se atentar aos prazos e pré-requisitos de cada vaga na hora da inscrição.
A transferência deve ser feita para um curso dentro da mesma modalidade daquele de origem: de técnico integrado para técnico integrado, de graduação para graduação, por exemplo. Você só poderá se candidatar caso esteja frequentando as aulas ou com o curso trancado na sua instituição atual, que pode ser tanto privada quanto pública.
Retorno de portador de diploma
Se você já é formado aqui pelo IFSC ou outras instituições em um curso técnico ou graduação e quer continuar a sua formação, você pode se inscrever para vagas de retorno de portador de diploma. Nessa forma de ingresso, seu histórico escolar e demais documentos comprobatórios são analisados, desde que seu curso anterior seja reconhecido pelo MEC. As vagas podem ter pré-requisitos, então é importante ler o edital com atenção para ver o que é necessário antes de se inscrever!
Trancamento
Muitas vezes a vida não acompanha os nossos objetivos acadêmicos e é necessário fazer uma pausa nos estudos. Quando isso acontecer, você não precisa só largar as aulas e deixar sua matrícula esquecida: é possível trancar a sua matrícula por um período de dois meses para cursos técnicos e quatro meses para graduação. Dessa forma, sua vaga é mantida e, quando você retornar, pode retomar suas atividades normalmente. Para isso, você deve procurar a Secretaria Acadêmica ou Registro Acadêmico do seu câmpus para informar da sua decisão e realizar o trancamento.