Técnicos Subsequentes
Aquicultura
Câmpus Itajaí
O técnico em Aquicultura atua no cultivo de peixes, camarões, ostras, mexilhões, rãs e algas. Colabora na execução e no manejo dos ambientes de cultivo, envolvendo aspectos relativos à reprodução, larvicultura e engorda de espécies aquáticas. Esse profissional também pode atuar na preparação de tanques e viveiros para o cultivo, realizando o controle da qualidade de água e do solo. Realiza ainda a preparação, oferta e ajuste da alimentação das espécies cultivadas, acompanhando seu desenvolvimento e sanidade, além de beneficiar o pescado, desenvolvendo produtos e subprodutos.
Mercado de trabalho
- Instituições públicas e privadas do setor aquícola
- Empresas de produção e beneficiamento de pescado
- Laboratórios de reprodução, larvicultura e engorda
Pré-requisitos
Para ingressar no Curso Técnico Subsequente em Aquicultura, o aluno deve ter concluído o Ensino Médio.
Como entrar nesse curso?
Informações
Número de vagas | Carga horária | Turno | Duração |
---|---|---|---|
30 | 1020 | Noturno | 3 semestres |
-
Número de vagas
30
-
Carga horária
1020
-
Turno
Noturno
-
Duração
3 semestres
Infraestrutura
Laboratório de Agregação de Valor ao Pescado - espaço que dispõe de equipamentos de cozinha industrial, utilizado em aulas práticas de processamento e agregação de valor ao pescado. Trabalha na transformação dos produtos in natura provenientes da aquicultura ou da pesca, em produtos mais elaborados e com maior valor comercial.
Laboratório de Algas Nocivas e Ficotoxinas (Laqua) – espaço utilizado em aulas práticas, projetos de pesquisa e extensão relacionadas analises da presença de toxinas e poluentes presentes em áreas de produção aquicola.
Laboratório de Carcinicultura - espaço utilizado em aulas práticas de cultivo de crustáceos, principalmente camarões marinhos e de água-doce, para fins ornamentais ou para consumo humano.
Laboratório de Microbiologia – espaço onde são cultivados microorganismos, principalmente microalgas e rotíferos utilizados na alimentação/nutrição de larvas recém eclodidas de peixes cultivados no campus.
Laboratório de Piscicultura – espaço utilizado em aulas práticas com reprodução, larvicultura, alimentação e crescimento de peixes ornamentais em baterias de aquários marinhos e de água-doce.
Laboratório de Qualidade de Água – espaço que dispõe de um fotômetro e de kits de analises que são utilizados na determinação e monitoramento das concentrações dos diferentes compostos presentes na água dos sistemas de cultivo (tanques e aquários), bem como em aulas práticas e projetos de pesquisa e extensão.
Laboratório de Zoologia (LabZoo) – espaço onde vem sendo construídas, organizadas e mantidas, coleções de exemplares (fixados em formol), amostras genéticas (conservadas em álcool e -20%) e fotos científicas (digitais) de diversas espécies de animais aquáticos, principalmente peixes marinhos, crustáceos e moluscos utilizados em aulas práticas dos cursos e também em projetos de pesquisa e extensão.
Parque Experimental de Aquicultura – espaço externo que dispõe de doze tanques de alvenaria e vários polietieno (montados conforme a necessidade), com instalações elétricas e hidráulicas, onde são realizadas aulas práticas de cultivo de organismos aquáticos, como peixes, camarões, tartarugas, algas, etc. Neste espaço também são desenvolvidos experimentos de aquaponia, produção de animais aquáticos associados com a produção de hortaliças.
Barco escola – sala de aula flutuante utilizada em aulas práticas e em projetos de pesquisa e extensão realizadas na foz do Rio Itajaí-Açu e na região costeira do litoral centro-norte catarinense. O barco escola é um catamarã, embarcação com dois cascos e dois motores diesel MWM, com 12 metros de comprimento e 6,5 metros de largura, que pode navegar com até 30 pessoas a bordo e está equipado, sistemas de radar, rádio VHF, ecosonda, plotter cartográfico com AIS e guincho hidráulico.
Embarcações de apoio - duas embarcações semi-rígidas (flutuadores infláveis e casco de fibra de vidro) com capacidade para até sete pessoas. Ambas estão equipadas com motores de popa de 60Hp, comandos de navegação, rádio VHF, GPS, ecosonda e bússola. Também estão disponíveis, duas embarcações menores, uma com casco de alumínio e outra com casco em fibra, que podem ser operadas com remos ou com motores de popa de 15 HP e de 5 HP respectivamente. As embarcações dispõem de carretas rodoviárias e são utilizadas nas aulas práticas e atividades de projetos de pesquisa e extensão realizadas em baías e estuários do litoral centro-norte catarinense.
Marinharia – espaço utilizado em aulas práticas e projetos de pesquisa e extensão, onde ficam armazenados equipamentos de aquicultura e pesca, como tanques-redes, aeradores de pás, flutuadores, poitas, âncoras, coletes salva-vidas, redes, puçás, saricos, cabos, linhas de pesca, etc.
Biblioteca do IFSC Campus Itajaí – o acervo de livros e periódicos relacionados à aquicultura pode ser considerado bem completo.
Matriz curricular
Projeto pedagógico do curso
Certificação
Técnico em Aquicultura
Certificação emitida após a conclusão de todas as unidades curriculares (disciplinas) do curso. Carta horária total de 1020 horas.
Egressos (alunos formados no curso) podem solicitar o registro profissional junto ao CFTA (Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas) e passar a emitir/assinar Termos de Responsabilidade Técnica (TRT) relacionados a atividades de aquicultura.
Auxiliar Técnico em Aquicultura
Certificação intermediária que pode ser emitida pelo IFSC após a conclusão das unidades curriculares (disciplinas) do primeiro e segundo semestre do curso. Carga horária de 680 horas.
Contato
Coordenador: Prof. Dr. Leonardo F. Machado
E-mail: aquicultura.itj@ifsc.edu.br
Endereço:
IFSC Campus Itajaí.
Av. Vereador Abrahão João Francisco, 3899, Ressacada. Itajaí - SC, CEP 88307-303
Fone: (47) 3390-1200
Corpo Docente
Prof. Dr. Benjamim Teixeira - Doutor - Dedicação Exclusiva
Prof. Dr. Eduardo Aquino Hübler - Doutor - Dedicação Exclusiva
Prof. Dr. Eduardo Luiz Tavares Gonçalves - Doutor - Dedicação Exclusiva
Prof. Elisardo do Prado Porto - Mestrando - Dedicação Exclusiva
Profa. Dra. Janaína Patrícia Freire Bannwart - Doutora - Dedicação Exclusiva
Profa. Dra. Laura Pioli Kremer - Doutora - Dedicação Exclusiva
Prof. Dr. Leonardo F. Machado - Doutor - Dedicação Exclusiva
Prof. Dr. Luis Antônio de Oliveira Proença - Doutor - Dedicação Exclusiva
Prof. Dr. Luiz Henrique Castelan Carlson - Doutor - Dedicação Exclusiva
Prof. Dr. Mathias Alberto Schramm - Doutor - Dedicação Exclusiva
Profa. Dra. Melina Chiba Galvão - Mestre - Dedicação Exclusiva
Prof. Dr. Paulo Roberto de Oliveira Bonifácio - Doutor - Dedicação Exclusiva
Profa. Dra. Renata Costella Acauan - Doutora - Dedicação Exclusiva
Prof. Dr. Richard Schwarz - Doutor - Docente Substituto
Prof. Rodrigo Cavaleri Gerhardinger - Mestre - Dedicação Exclusiva
Prof. Rodrigo Otávio de Macedo Gomes - Bacharel - Dedicação Exclusiva
Prof. Dr. Thiago Pereira Alves - Doutor - Dedicação Exclusiva
Página atualizada em: 15-10-2024 10:24:36
Cursos Técnicos Subsequentes
Opção de formação para quem já concluiu o ensino médio
Os cursos técnicos subsequentes do IFSC oferecem uma formação técnica aos alunos que já concluíram o Ensino Médio. O aluno concluinte recebe o diploma de técnico.
A seleção é via sorteio e a duração média dos cursos é de um a dois anos.
Como se inscrever
Para acompanhar todas as datas de ingresso, acesse o calendário de inscrições.
Deixe seus dados no nosso Cadastro de Interesse para receber um e-mail quando as inscrições estiverem abertas.
-
Não existem cursos com os critérios selecionados.