EVENTOS Data de Publicação: 19 set 2024 15:45 Data de Atualização: 19 set 2024 15:51
Na próxima segunda-feira (23) ocorrerá, em Florianópolis, o lançamento do livro “Pesquisa aplicada em Educação Profissional e Tecnológica: produtos educacionais do Mestrado Profissional em Rede ProfEPT do IFSC”, que traz resultados da primeira turma deste programa de mestrado oferecido na Rede Federal. E, na obra, uma servidora do Câmpus Jaraguá do Sul-Rau está entre os destaques: a técnica em assuntos educacionais Paula Regina Corrêa, a qual fez parte da turma de mestrandos, agora, contribui na publicação com a escrita de um dos capítulos.
O capítulo escrito por Paula relata o produto educacional resultante da sua pesquisa, que tratou de refletir sobre os processos de ambientação profissional de professores sem licenciatura e propôs uma estrutura de formação para receber esses docentes quando ingressam como educadores dentro da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.
O lançamento do livro ocorrerá às 14h, no hall do Câmpus Florianópolis, em meio a uma série de outros eventos e atividades, uma vez que no dia 23 de setembro o IFSC e a Rede Federal comemorarão 115 anos de existência. Além disso, a programação também faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Câmpus Florianópolis.
O Capítulo
Com o título “Elaborando a Docência na Educação Profissional e Tecnológica”, o texto e o produto educacional elaborados por Paula integram a linha de pesquisa de Práticas Educativas em EPT. “Trata-se de uma proposta de formação de professores, de perspectiva continuada, mas que atenta aos processos de iniciação à docência na EPT – para professores não licenciados (bacharéis ou tecnólogos). Assim, considerando a importância da formação das identidades profissionais de
professores que atuam na EPT, pensa-se em como proceder para intervir na constituição da identidade de professores não licenciados em início de carreira”, detalha o livro.
Clique aqui e confira, no site do IFSC, a íntegra da obra em PDF.