Quatro trabalhos do Câmpus São José serão apresentados no 42º Seurs

EXTENSÃO Data de Publicação: 04 set 2024 15:34 Data de Atualização: 04 set 2024 18:27

Quatro trabalhos desenvolvidos no Câmpus São José do IFSC serão apresentados no 42º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs), que será realizado de 11 a 13 de setembro em Porto Alegre. O seminário tem como objetivo promover o intercâmbio entre as instituições públicas de ensino superior da Região Sul e neste ano é organizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que será a sede do evento.

As quatro apresentações serão no formato tertúlia, que a organização do Seurs define como “uma reunião de pessoas interessadas em um mesmo tema para debate, informação e compartilhamento de informações, privilegiando a aprendizagem a partir da troca de ideias e experiências entre as atividades de extensão”. De acordo com a organização, essa modalidade substitui as apresentações orais com o objetivo de privilegiar o debate e enriquecer a discussão a respeito da extensão universitária.

As tertúlias vão ocorrer no Centro Cultural da UFRGS em sessões por eixos temáticos de aproximadamente três horas de duração distribuídas em dois momentos: apresentação das atividades em até cinco minutos cada uma e debate entre os participantes, com aproximadamente uma hora e meia de duração.

Confira a seguir os projetos do Câmpus São José que estarão no Seurs, seus autores e os locais e períodos das sessões em que serão apresentados.


11 de setembro - das 14h às 17h - Auditório Ipê (2º piso)
Sessão 1: Cultura 1

Projeto: “Festival de Música e Talentos do IFSC - São José: a importância de eventos artísticos e culturais na educação”

Autoras: Elen Macedo Lobato, Marcella Ferreira, Sandra Albuquerque Reis Fachinello e Thayane Cazallas do Nascimento Kingeski

O que é: Como forma de proporcionar espaços de divulgação das habilidades musicais e artísticas da comunidade escolar entre estudantes, ex-estudantes, servidores, professores, terceirizados e comunidade externa do Câmpus São José, foi promovido no câmpus o Festival de Música e Talentos, além de diversas atividades relacionadas à arte e música. Os resultados demonstraram amplo engajamento presencial e online, destacando o impacto positivo do festival e ressaltando a importância de eventos como esse para criar um ambiente acolhedor e estimulante.


11 de setembro - das 14h às 17h - Auditório Ipê do Centro Cultural da UFRGS (2º piso)
Sessão 1: Cultura 1

Projeto: "Mostra de Arte e Cultura do IFSC: Didascálico em São José - 2023"

Autoras: Aryely Rayne Batista Lopes, Elisete Ilsa Farias, Sandra Albuquerque Reis Fachinello e Thayane Cazallas do Nascimento Kingeski

O que é: O Didascálico é a mostra de arte e cultura do IFSC, um evento multicâmpus que acontece no Câmpus São José desde 2020, integrando projetos de diferentes áreas. Em 2023, a equipe responsável pelo Didascálico no Câmpus São José participou das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) com uma oficina de gravura, vinculada ao Espaço dOBRA - Laboratório de Criação e Pesquisas Artísticas. Outras atividades desenvolvidas foram a divulgação da 1ª Semana do Livro da Biblioteca do Câmpus São José e uma exposição de pintura e conversa com a artista em outubro de 2023.


12/9 - das 9h às 12h - Sala Cerejeira (3º piso)
Sessão 21: Educação 8

Projeto: “Reforço de matemática para alunos dos 8ºs anos de escolas da rede pública”

Autores: Luís Otávio de Oliveira Rodrigues Cunha, Luís Vítor Costa de Siqueira, Madeline Odete Silva Correa e Vítor Sales Dias da Rosa

O que é: Nesse projeto desenvolvido no Câmpus São José, o objetivo é realizar reforço escolar para alunos de 8º ano de escolas públicas na disciplina de Matemática, com foco em estudantes de baixa renda. Os participantes são selecionados com a ajuda da equipe diretiva da escola onde cursam o ensino fundamental. Os encontros para o reforço escolar são semanais, com duração de uma hora, no próprio câmpus. Cada aluno externo é acompanhado por um estudante do curso de Engenharia de Telecomunicações do Câmpus São José no decorrer dos encontros para o reforço escolar.


13 de setembro - das 9h às 12h - Sala Cerejeira (3º piso)
Sessão 34: Educação 12

Projeto: “Programação de drones por linguagens gráficas”

Autores: Iuri Dantas da Silva, Luís Vítor Costa de Siqueira, Ricardo Wagner, Sérgio Florentino da Silva e Vítor Sales Dias da Rosa

O que é: Esse é um projeto de extensão desenvolvido no Câmpus São José que tem como objetivo apresentar tanto para a comunidade interna quanto para a externa uma introdução à programação através da linguagem de programação em blocos, utilizando drones como ferramenta, além de contribuir para a divulgação do IFSC. Em visitas a escolas, são feitas apresentações e explicações sobre a programação e como ela é utilizada para operar os drones. A seguir, o público monta a programação dos movimentos que o drone tem que fazer em celulares dispostos pela equipe do projeto e então os aparelhos telefônicos são conectados aos drones para ter o resultado.

EXTENSÃO CÂMPUS SÃO JOSÉ