Proad lança plataforma para automação de serviços administrativos

GESTÃO Data de Publicação: 03 out 2024 15:40 Data de Atualização: 04 out 2024 18:30

A Pró-Reitoria de Administração (Proad) lança na próxima segunda-feira (6 de outubro) o eProad, plataforma de automação de serviços administrativos que visa otimizar a eficiência dos processos, reduzir a carga de trabalho manual e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à comunidade acadêmica, além de proporcionar melhores condições de trabalho para os servidores.

A primeira versão do sistema contará com o módulo de Sistema de Registro de Preços (SRP) e o cadastro de requisições relacionadas às atas de registro de preços. Com o lançamento, serão disponibilizados tutoriais detalhados que vão cobrir todas as funcionalidades disponíveis na plataforma. O período de adaptação ao novo sistema será de dois meses, quando serão feitos testes e coletados feedbacks dos usuários. 

De acordo com o técnico em Tecnologia da Informação da Proad, Antônio Schalata, o eProad irá aumentar a transparência na utilização do orçamento público, proporcionando maior rastreabilidade para processos que envolvem a gestão de compras após a licitação. “O sistema integra informações de plataformas estruturantes do governo federal e sistemas institucionais em uma interface única e amigável. Isso facilita o acesso e a compreensão por parte de servidores que não atuam diretamente nas áreas administrativas, mas que participam de compras públicas, solicitações de empenhos e outras atividades burocráticas”, explica.

Com o eProad, várias tarefas antes realizadas manualmente, como a geração de documentos, envio de e-mails, transposição de dados entre sistemas e consultas em múltiplas bases de informação, passam a ser automatizadas. A plataforma também elimina a necessidade de utilizar planilhas de controle não padronizadas, que eram comuns entre os diversos câmpus e a reitoria.

Outro destaque do eProad, segundo Schalata, é sua capacidade de manter todos os envolvidos nos processos informados em tempo real. Desde o status das requisições até os prazos de entrega de itens e serviços, o sistema facilita a comunicação entre diferentes setores da instituição, agilizando a resolução de demandas e reduzindo a necessidade de acompanhamento manual.


 

GESTÃO