Oficina do Sepei reflete sobre papel de estudantes e servidores na permanência e êxito

SEPEI Data de Publicação: 22 ago 2024 10:55 Data de Atualização: 22 ago 2024 14:30

Uma das oficinas do Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei) 2024 tratou sobre “Permanência e Êxito: o que eu tenho a ver com isso?” Ela foi realizada na manhã de quinta-feira (22), na sala 305, do bloco C e contou com a participação de estudantes, professores e técnicos-administrativos de diferentes câmpus do IFSC.

Conduziram a oficina a assistente social e coordenada pedagógica e de assistência ao estudante do Câmpus São Carlos do IFSC, Amanda Fabris, e a técnica em assuntos educacionais da Reitoria, Suzan Ladevig.

“Nosso objetivo aqui é mostrar e fazer cada servidor e estudante refletir, perceber que todo mundo tem a ver com a permanência e o êxito de estudantes e também de servidores, seja numa conversa com um servidor ou estudante, seja num encaminhamento para o setor necessário, seja numa divulgação de informações”, afirma Suzan.

Durante a oficina, as servidoras apresentaram o "Plano Estratégico de Acesso, Permanência e Êxito dos Estudantes do IFSC: prevenção e enfrentamento à evasão escolar", aprovado em julho deste ano no IFSC. Entre os focos do documento estão ampliar o acesso, efetivar ações de acolhimento e evitar evasão. Citaram ainda a importância da construção deste tema com cada câmpus, por meio da já criação de comitês locais de permanência e êxito. 

Em seguida, os participantes da oficina reuniram-se em pequenos grupos e receberam um texto e uma situação/problema envolvendo estudantes da instituição com problemas, como financeiros e de saúde mental, e envolvendo também servidores, em sua maioria com problemas de saúde mental.

Após conversas, cada grupo apresentou para o grande grupo a situação e sugestões de encaminhamentos para todos refletirem juntos sobre como realizar os melhores encaminhamentos dentro e fora da instituição. E, desta forma, contribuir para a permanência e êxito na instituição.

"A questão é complexa, e que por mais que haja estratégias, ações, é um tema complexo. Por envolver questões objetivas e também subjetivas, estaremos sempre trabalhando com permanência e êxito”, afirma Amanda.

SEPEI