Experiências do Câmpus Criciúma são apresentadas em eventos em Porto Alegre e Belém

EXTENSÃO Data de Publicação: 15 set 2024 21:24 Data de Atualização: 16 set 2024 08:52

O Câmpus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) esteve representado em eventos acadêmicos realizados em dois estados brasileiros na primeira quinzena de setembro. Em Belém do Pará, estudantes e professores do curso de Licenciatura em Química participaram do 22º Encontro Nacional de Ensino de Química (Eneq), entre os dias 9 e 12 de setembro. Já em Porto Alegre, o projeto Mulheres Mil realizado no Câmpus Criciúma foi apresentado durante a 42ª edição do Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS), que aconteceu de 11 a 13 de setembro.

Promovido pela Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SbenQ), o Eneq é o maior evento sobre ensino de Química da América Latina. Em 2024, o tema do evento realizado na Universidade Federal do Pará (UFPA) foi “O Ensino de Química na defesa de direitos e inclusão social: ações e propostas para o contexto brasileiro”.

O curso de Licenciatura em Química do Câmpus Criciúma participou do evento com os professores Victor Bianchetti Rodrigues e Giselia Antunes Pereira, as estudantes Laura Alessandra Prado Milani, Alex Gomes Zeferino e Kellen Búrigo Dias, e o egresso Wesley Diogo de Assis.

Foram apresentados dois trabalhos em forma de Comunicação Oral: “Relato de oficinas sobre educação inclusiva e o ensino de química para discentes do curso de Licenciatura em Química”, de autoria de Anderson Henrique Kautzmann e Kellen Búrigo Dias; e “Minicurso sobre Economia Solidária no contexto do projeto Canto da Horta do IFSC Câmpus Criciúma: um relato das experiências vivenciadas”, de autoria de Alex Zeferino Gomes, Wesley Diogo de Assis, Giselia Antunes Pereira, Victor Augusto Bianchetti Rodrigues e Henrique Pedro dos Reis.

“A nossa participação do evento se constituiu como um importante momento formativo, tanto para os estudantes, quanto para os professores, uma vez que pudemos dialogar com algumas das principais referências da área, vislumbrando formas de promover a educação em perspectivas críticas e comprometidas com a realidade social brasileira”, afirma o professor Victor.

Em Porto Alegre, no SEURS, as alunas Eloah Zilli Theis e Maria Laura Barriquel Joaquim, e as professoras Michele Guizzo e Sheilar Nardon levaram o trabalho “Programa Mulheres Mil: estratégias de permanência e êxito no município de Balneário Rincão”. O Programa Mulheres Mil é um programa do governo federal que tem por objetivo promover a autoestima, empoderamento e geração de renda para mulheres acima de 16 anos. Atualmente, o IFSC Câmpus Criciúma desenvolve o curso de Confecção de Bijuterias em parceria com a prefeitura municipal.

“O evento oportunizou a inserção dos alunos do ensino médio em um ambiente acadêmico de nível superior para discutir as possibilidades de formação a partir da extensão. Além disso, as discussões ajudam a qualificar nossos projetos de extensão, a partir das discussões e do compartilhamento de experiências com outros extensionistas”, destaca a professora Michele. “Para nós foi uma experiência única, uma vez que contamos com a presença do nosso parceiro no projeto Mulheres Mil, na figura das profissionais da Assistência Social do Balneário Rincão, durante a apresentação e discussão do trabalho no seminário”, complementa.

A psicóloga Jéssica Reus, a assistente social Simone Serafim Abreu e a coordenadora da Asssitência Social de Balneário Rincão, Angelita Ferrão, acompanharam a apresentação do trabalho no SEURS.

EXTENSÃO CÂMPUS CRICIÚMA