EVENTOS Data de Publicação: 01 out 2024 16:53 Data de Atualização: 04 out 2024 10:18
A Comissão IFSC Sustentável do Câmpus Xanxerê realizou a distribuição de mais de 130 mudas de árvores frutíferas e nativas. A ação, em comemoração ao Dia da Árvore celebrado em 21 de setembro, aconteceu nas dependências do câmpus, nos intervalos da manhã e da tarde. Este é o terceiro ano consecutivo que a comissão mantém a ação com a comunidade acadêmica.
As mudas foram doadas pela empresa Alcaplas, que tem sede em Xanxerê e é parceira do câmpus no programa socioambiental "Tampinha do Bem". O gerente geral Fábio Garcia e a colaboradora Adriana De Oliveira interagiram com os estudantes do câmpus durante a distribuição de mudas, e enfatizaram a importância do envolvimento jovem com as causas sustentáveis.
Espécies frutíferas como ameixa, araçá, cereja e pitanga foram distribuídas na ocasião, além de espécies nativas como ipê roxo. A ação tem por objetivo a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso, pois as árvores são um grande símbolo da natureza e uma das mais importantes riquezas naturais, sendo fundamentais para vida na Terra.
Por meio de ações como o plantio de árvores, a comissão pretende motivar a conscientização sobre a importância da preservação dos ambientes, seja institucional, residencial ou natural. "Além da sua própria beleza, as árvores têm funções importantes para o meio ambiente. Elas refrescam o ambiente, dão sombra, são barreiras contra o vento, ajudam a manter a umidade do ar, diminuem a poluição, mantêm o solo firme e servem de abrigo para pássaros e outros animais", afirma a professora Andreia Weber da Silva.