Cerfead discute ofertas de cursos EAD nos câmpus da Região Norte, Vale e Litoral Norte

ENSINO Data de Publicação: 03 out 2024 14:41 Data de Atualização: 03 out 2024 14:58

Entre os dias 18 e 20 de setembro, a Coordenação de Educação a Distância (EaD) do Cerfead esteve visitando os câmpus e polos de EaD localizados na região Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte de Santa Catarina, com objetivo de acompanhar a implantação dos cursos e planejar novas ofertas, considerando a elaboração do Plano de Oferta de Cursos e Vagas do IFSC (POCV). A equipe esteve nos municípios de Joinville, Jaraguá do Sul, Indaial, Itajaí e Gaspar.

Os coordenadores Maria da Glória Silva e Silva e Felipe José Schmidt estiveram reunidos com a equipe gestora do Câmpus Joinville na manhã do dia 18 de setembro. Segundo os coordenadores, logo na chegada, chamou a atenção a existência de uma sala informatizada denominada “sala de inclusão digital”, que atende os estudantes que precisam usar computador e internet em horários extraclasse dentro do câmpus. A Diretora do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão e professora do curso de Enfermagem, Dayane Clock Luiz, acompanhou a equipe em visita aos laboratórios e relatou desafios e possibilidades para implantação de novos cursos de educação a distância. A conversa envolveu também o Diretor-geral Maick da Silveira Viana e o Coordenador do Núcleo de Educação a Distância Márcio Tadeu da Costa.

À tarde, a visita aconteceu no polo de apoio presencial do município de Joinville, uma estrutura mantida pela prefeitura para atendimento aos estudantes dos cursos do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). O polo conta com salas de aula amplas e bem equipadas, estrutura administrativa, biblioteca e laboratório de informática. O coordenador do polo, Manoel Lasta, confirmou a disponibilidade e existência de demanda para receber os cursos do IFSC aprovados para o polo no Edital Capes n. 25/2023. No próximo ano, serão ofertados no polo UAB Joinville os cursos licenciatura em Pedagogia Bilíngue,do Câmpus Palhoça Bilíngue; especialização em Educação para as Relações Étnico-raciais, do Câmpus São Miguel do Oeste; e especialização em Gestão Escolar, do Câmpus Criciúma, além da especialização em Docência para educação profissional e tecnológica, também do Câmpus Criciúma, que inicia em outubro de 2024.

A equipe do Cerfead esteve em Indaial na manhã seguinte, visitando o polo de apoio presencial que está instalado na Escola Básica Municipal Leopoldo Simão. O polo atende hoje 19 estudantes da licenciatura em Matemática ofertada pelo Câmpus Tubarão e 40 estudantes da especialização em educação em Direitos Humanos do Câmpus São Carlos do IFSC. A coordenadora, Andreia Vieira de Jesus Ribeiro, apresentou todas as instalações e confirmou as novas ofertas previstas, que incluem a especialização em Gestão de Riscos e Desastres, oferecida pelo Câmpus Gaspar.

No mesmo dia, no período vespertino, as reuniões ocorreram em Jaraguá do Sul e foram articuladas pelos coordenadores de Nead, Luiz Alberto Radavelli e Kelly Machado Pinho Alflen. Diretores dos dois câmpus do IFSC situados no município estiveram reunidos com coordenadores de Nead e equipes para discutir perspectivas para a oferta de cursos a distância.

A divisão orçamentária dos recursos oriundos de matrículas nos cursos na modalidade EaD foi um dos temas abordados pelo diretor-geral do câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Délcio Luiz Demarchi, e pelo diretor-geral do câmpus Jaraguá do Sul-Centro, José Roberto Machado. Segundo a coordenadora de EaD do Cerfead, Maria da Glória Silva e Silva, atualmente, somente os câmpus ofertantes, também chamados de sede dos cursos, recebem o orçamento das matrículas. “É consenso nos câmpus visitados que as diretrizes para a divisão do orçamento devem ser discutidas no Colegiado de Dirigentes (Codir), para que a recepção de alunos de outros câmpus compense também aos câmpus polo, e não somente os câmpus sede dos cursos”. Ao final deste segundo dia, a equipe esteve na Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul, em reunião com a secretária da Educação, que também é coordenadora do polo da Universidade Aberta do Brasil no município, professora Iraci Muller.

A sexta-feira foi dedicada às reuniões nos câmpus Itajaí e Gaspar. Em Itajaí, a equipe do Cerfead foi recebida pela diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão, Ana Elisa Ferreira Schmidt, e pela coordenadora do Nead, Rose Fernandes de Souza. Estiveram presentes nas discussões sobre carga horária EaD em cursos presenciais, possibilidades de cursos a distância e papel do polo de apoio presencial em cursos a distância os professores Elisardo do Prado Porto, Jessica de Aguiar França e Janaina Patricia Freire Banwart, além da participação do diretor-geral Luiz Fernando Pozas.

No câmpus Gaspar, a equipe foi recebida pela diretora-geral Ana Paula Kuczmynda da Silveira, pelo coordenador do Nead e do curso técnico em Meio Ambiente na modalidade EaD, professor Bruno Menezes Galindro e pelo professor Yuri Lopes Adib. O professor Givaldo Bezerra da Hora representou a coordenação do curso superior de tecnologia em Gestão Pública, que iniciará duas ofertas nos polos do programa Universidade Aberta do Brasil a partir de 2025. A reunião no câmpus Gaspar teve ainda como objetivo o planejamento das ofertas dos cursos de especialização em Gestão de Riscos e Desastres e da licenciatura em Língua Portuguesa e Português como Língua Adicional, ambos iniciando juntamente com os demais cursos citados, no biênio 2025-2026.

ENSINO CÂMPUS GASPAR CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-RAU CÂMPUS ITAJAÍ CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO CÂMPUS JOINVILLE