Em dia de premiação tripla para o IFSC, Câmpus São Lourenço do Oeste conquista Prêmio de Inovação Catarinense da Fapesc

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 31 out 2023 18:00 Data de Atualização: 13 nov 2023 13:21

O Câmpus São Lourenço do Oeste do IFSC conquistou o Prêmio Inovação Catarinense, na categoria Instituições de Ciências e Tecnologias Inovadoras. O resultado foi anunciado nesta segunda-feira (30), pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Já o professor Tiago Savi Mondo, do Câmpus Florianópolis-Continente, ficou em segundo lugar na categoria Pesquisador(a) Inovador(a). Os anúncios foram feitos nesta segunda (30), durante o evento Fapesc Day, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis. O IFSC recebeu ainda o Prêmio Pesquisa Fapesc - Prêmio Fritz Muller, na categoria Acadêmico, vencida por Guilherme Henrique Koerich.

A premiação é o resultado dos esforços do IFSC em levar inovação para a cidade e região de São Lourenço do Oeste. As ações iniciaram em 2020, depois que o Câmpus SLO teve aprovado pela Fapesc o projeto “Ativação do Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo de São Lourenço do Oeste e Região”. A programação envolve oficinas, oferta de cursos na área de robótica, visitas técnicas a centros de inovações e empresas de tecnologia, entrevistas relacionadas a inovação, lançamento de revista e e-book e realização de palestras.

O diretor-geral do Câmpus SLO, Daniel Fernando Carossi, destaca que o reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos pelo IFSC renova os esforços e compromissos da instituição de continuar contribuindo com o desenvolvimento da região e trazendo novas oportunidades para todos. 

“Nossa instituição tem o papel de formar cidadãos e contribuir para o desenvolvimento onde os câmpus estão instalados, empreender e inovar faz parte do nosso dia a dia. Esperamos cada vez mais contribuir nesta linha, trazer cursos voltados e entregar soluções de pesquisa e ações de extensão para a comunidade. O Câmpus São Lourenço do Oeste fica muito feliz pela premiação e por levar o nome de nossa cidade e região para todo o estado”, afirma.

“Temos hoje muitos estudantes com potencial de transformar projetos e trabalhos de curso em grandes negócios, temos também várias pessoas espalhadas na sociedade com projetos maravilhosos guardados na gaveta necessitando de apoio e uma oportunidade para avançar com estes projetos. Enquanto instituição de ensino, temos que aproximar nossa comunidade acadêmica e sociedade dessas oportunidades”, acredita Carossi.

Pesquisador Inovador

O segundo lugar em sua categoria foi comemorado pelo professor Tiago Savi Mondo por ser um reconhecimento à pesquisa que faz na área de turismo. “Colocar a pesquisa em turismo nesse prêmio é muito gratificante, pois é um prêmio aberto a todas as áreas do conhecimento. Figurar entre os finalistas e levar o segundo lugar demonstra que podemos sim fazer pesquisa inovadora no turismo”, destaca. Tiago já recebeu alguns prêmios por sua trajetória como pesquisador, como o Prêmio Mérito e Talento da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo (categoria “Pesquisa em Turismo”) e o Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação (categoria “Pesquisador Inovador do Setor Público”).

Sobre o prêmio

O Prêmio Inovação Catarinense – Professor Caspar Erich Stemmer, edição de 2022 – contou com uma série de reconhecimentos no Estado. O objetivo da premiação é incentivar e reconhecer os esforços bem-sucedidos de gestão da Ciência, Tecnologia e Inovação que auxiliem no desenvolvimento dos ecossistemas de empreendedorismo inovador no Estado de Santa Catarina. Confira todos os premiados.

O Prêmio Inovação Catarinense – Professor Caspar Erich Stemmer foi criado pela Lei Catarinense de Inovação e dispõe sobre incentivos à CTI no ambiente produtivo, permitindo o equilíbrio regional e o desenvolvimento econômico e social sustentável do Estado. A premiação, que é organizada pela Fapesc, homenageia a memória do Professor Caspar Erich Stemmer, personalidade catarinense de destaque nacional no desenvolvimento da CTI.

 

Prêmio Pesquisa Fapesc

Na mesma cerimônia, Guilherme Henrique Koerich, egresso do Câmpus Florianópolis-Continente e técnico administrativo da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do IFSC, recebeu o Prêmio Pesquisa Fapesc - Prêmio Fritz Muller, na categoria Acadêmico, na área de conhecimento Ciências Sociais Aplicadas. O resultado já havia sido anunciado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) em março, mas o prêmio foi entregue somente agora.

“Receber o prêmio não é apenas uma celebração pessoal, mas também uma celebração do conhecimento e do trabalho em equipe. Por trás de cada pesquisa, há uma rede de colaboradores, orientadores, colegas e instituições de pesquisa que desempenham um papel fundamental no processo, especialmente o IFSC e a UFSC. Para mim, este prêmio destaca a importância da educação pública gratuita, da cooperação e do intercâmbio de ideias, enfatizando que o avanço na CTI é um esforço coletivo“, complementa.

 

O Prêmio Fritz Müller “reconhece os pesquisadores que deixaram uma marca significativa na pesquisa científica e tecnológica, na formação de talentos e no avanço do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação no Estado”, segundo a Fapesc.

INOVAÇÃO INSTITUCIONAL CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE CÂMPUS SÃO LOURENÇO DO OESTE