Câmpus Palhoça Bilíngue marca presença no Sepei, é indicado para sediar a próxima edição e tem trabalho premiado

EVENTOS Data de Publicação: 27 ago 2024 14:12 Data de Atualização: 30 ago 2024 19:37

A delegação do Câmpus Palhoça Bilíngue do IFSC esteve presente no 10º Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão e Inovação (Sepei), que aconteceu no Câmpus São Miguel do Oeste, de 20 a 22 de agosto. Participaram cerca de 18 servidores e estudantes dos cursos técnico integrado de Comunicação Visual, Tradução e Interpretação de Libras-Português e dos superiores de Pedagogia Bilíngue (Libras—Português) e Produção Multimídia. 

Na cerimônia de encerramento e premiação dos trabalhos, foi sugerido o Câmpus Palhoça Bilíngue para receber a 11ª edição, em 2025. A indicação foi realizada pelo coletivo de diretores do IFSC. "Essa escolha visa não apenas destacar o trabalho realizado pelo câmpus, mas também proporcionar à instituição uma oportunidade de dialogar de forma mais aprofundada sobre os processos inclusivos", destacou a diretora-geral do câmpus, Eliana Bär. Para confirmação do local ainda haverá um estudo de viabilidade realizado pela direção e equipe de coordenação geral do evento. 

O Sepei, que tem o objetivo de divulgar os resultados das atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação, desenvolvidas pela comunidade acadêmica do IFSC, por estudantes egressos e de outras instituições de ensino, reuniu várias atividades: palestras, apresentação de trabalhos presenciais e on-line, roteiros históricos e turísticos, visitas técnicas, experimentos, feira de artesanato, apresentações culturais, feira de inovação e momentos de confraternização e socialização.

A estudante do curso de Pedagogia Bilíngue (Libras-Português), Patrícia Zimmermann, conta que a motivação para participar do evento foi “compartilhar as experiências vividas na concretização do estágio, que representou um momento de muito aprendizado, de união das teorias estudadas no curso com a prática em sala de aula, na educação infantil”. 

O trabalho intitulado `Projeto Primavera: uma experiência que floresceu no estágio da Educação Infantil’, assinado por Patrícia, em coautoria com as professoras Bruna Crescêncio Neves e Caroline Lengert, recebeu o prêmio de terceiro colocado na divisão temática ação social, desafios educacionais no Brasil de hoje, inovação didática e fazer profissional inclusivo. “Tentei ser fiel ao vivido no decorrer do estágio e deixei minhas emoções falarem”, explicou a acadêmica quando questionada sobre o motivo pelo qual ela acredita ter tido o trabalho premiado.

O tema da 10ª edição do Sepei foi "Ampliando fronteiras: educação, ciência e tecnologia para a sustentabilidade", numa proposta de olhar para o futuro, ampliando as fronteiras do conhecimento e discutindo temas que impactam não só a sociedade, mas todas as formas de vida; e parece ter surtido efeito entre os seus participantes. “O Sepei muda sua visão da comunidade e da sua própria carreira, ver tantos estudantes e docentes reunidos com o propósito de inovar e buscar um futuro melhor é inspirador e emocionante”, declarou a estudante do curso de Comunicação Visual, Júlia Corrêa Lopes. “É uma experiência única e nos demonstra o que o IFSC tem a nos oferecer como discentes”, acrescentou o estudante do curso de Tradução e Interpretação de Libras-Português, Diogo Jaboski Amaro. 

 

 

Confira os trabalhos do câmpus apresentados na 10ª edição do evento.  

Apresentações on-line

Aplicação de algoritmos de compartilhamento de segredos e anonimização de dados para adequação de sistemas à LGPD
Autor: Luciano Barreto

Ações didáticas voltadas à utilização de jogos lúdicos
Autoras: Eliana Kimoto Hosokawa Tamaki e Patricia Pacheco Martins

Projeto Primavera: Uma experiência que floresceu no estágio da Educação Infantil
Autoras: Patrícia Zimmermann, Bruna Crescencio Neves e Caroline Lengert

Observatório de cotas: um portal de B.I. para ações afirmativas
Autora: Isabela Freitas

Produção de unidades didáticas para o ensino de português escrito como segunda língua para surdos: um relato de experiência
Autores: Bruna Crescencio Neves, Eder Barbosa a Cruz, Jéssica Souza da Cruz e Maria Eduarda Bastos de Silveira

Apresentações presenciais

Atividades não presenciais: os bastidores de uma didática na pandemia
Autores: Agatha Da Silva Pazzinatto, Diogo Jaboski Amaro, Isabella dos Santos Peixer, Júlia Corrêa Lopes e Veridiane Pinto Ribeiro

Práticas Pedagógicas: alfabetização e letramento com Libras no ensino fundamental: desafios e resultados em um projeto de extensão do Pibid
Autora: Júlia Cardoso de Oliveira

Acolhimento e pertencimento: como tornar o processo de ensino-aprendizagem mais significativo
Autoras: Júlia dos Santos Baum e Patrícia Zimmermann

Comprehensive literacy for all no contexto dos serviços assistidos por animais com foco em crianças com deficiências significativas
Autores: Eliana Kimoto Hosokawa Tamaki, Fernanda Beatriz Lima, Ivani Cristina Voos e Willian Amphiloquio

A importância do uso dos gêneros textuais no processo de alfabetização e letramento
Autoras: Ana Natalia Sosa Maidana e Fernanda Beatriz Lima

Brinquedos pedagógicos: a construção de uma experiência formativa durante o curso de Pedagogia Bilíngue (Libras-Português)
Autoras: Rita de Cassia Oliveira Feijó e Veridiane Pinto Ribeiro

Entre vivências, regionalidades e a Língua Brasileira de Sinais na educação infantil: um relato de experiência
Autora: Giovanna Teodoro

A importância do protagonismo discente e a formação para além da sala de aula
Autoras: Bruna Crescencio Neves, Fernanda Beatriz Lima, Júlia dos Santos Baum e Maria Clara Morantt Gomes

Lenda de Maruaga: design e desenvolvimento de um jogo de RPG bilíngue para preservação da cultura indígena e ambiental na região do Rio Canoas e Rio Pardo
Autoras: Júlia Caroba da Silva, Lucas Carvalho Cruz, Sarah Cardoso Silva Matos e Silvana Nicoloso

O ensino de história, alfabetização e letramento nos anos iniciais: carta viajante do tempo
Autoras: Bianca Guimarães Fernandes e Julia Élen Costa

Projeto corpo e movimento: relato de estágio na educação infantil
Autoras: Isabella Carolina Pereira Silvino Tinoco e Maria Clara Morantt Gomes

Aplicativo @quilombar: juventudes negras periféticas e políticas de ações afirmativas
Autora: Janaí de Abreu Pereira

Feira de Inovação 

BrincAcessível: de quais formas uma criança com deficiência significativa pode brincar?
Expositores: Ivani Cristina Voos, Willian Amphiloquio, Fernanda Beatriz Lima e Lua (cão de serviços assistidos por animais)

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