Câmpus Itajaí recebe 40 projetos de pesquisa de instituições públicas da região durante Feira de Ciências e Tecnologia (Fiita)

EVENTOS Data de Publicação: 29 nov 2024 17:03 Data de Atualização: 29 nov 2024 17:12

 

No último dia 22, o Câmpus Itajaí recebeu estudantes de instituições públicas da região, dentre escolas de Ensino Fundamental e Médio/Técnico e de Centros de Educação Integral (Cedin), que são voltados a realização de projetos no contraturno escolar. Eles vieram participar da segunda edição da Feira de Ciências e Tecnologia IFSC Itajaí (Fiita) que, neste ano, contou com a apresentação de 40 trabalhos. “Este evento voltado para a educação pública impacta positivamente tanto os estudantes quanto os professores e é uma excelente troca de experiências e conhecimentos. O que possibilita que um aluno e um professor que nem sabia da existência do IFSC venha ao Câmpus e, ao mesmo tempo em que ele conhece o instituto, ele vem para falar do seu projeto e isso é extremamente motivador. Uma professora de Bombinhas disse que, no ano passado, a feira contribuiu muito com o trabalho deles lá na escola. Porque envolveu não só os estudantes que vieram apresentar seus trabalhos, os mais de 300 alunos da escola que não vieram ficaram pensando em desenvolver projetos para vir este ano. Inclusive essa mesma professora quando veio no ano passado, ela conheceu a nossa especialização em “Ciências marinhas aplicadas ao ensino” e se inscreveu. Este ano, ela voltou para participar do Fiita, mas não só como professora e sim como estudante da pós”, explica a professora do Câmpus Itajaí Diana Amaro, que é uma das idealizadoras da Fiita.

Ela explica que a feira realizada em Itajaí é inspirada em uma realizada no câmpus de Bragança Paulista do Instituto Federal de São Paulo, onde ela já trabalhou. “Eu vejo que essas atividades possibilitam a troca e integração entre diferentes níveis de ensino porque são estudantes do Ensino Fundamental e Médio/Técnico que são avaliados pelos nossos estudantes da especialização e da Engenharia Elétrica. O evento é também uma vitrine para o nosso Câmpus. Hoje temos alunos nos cursos técnicos integrados que conheceram o IFSC através de uma visita que fizeram ao Fiita no ano passado.” 

Um dos trabalhos premiados na edição deste ano foi o de captação da água no solo e preservação da mata ciliar na Escola Raul Bayer Laus, em Itajaí. O trabalho desenvolvido por estudantes do Ensino Médio buscava analisar o solo da escola para a instalação de uma horta. “No nosso bairro não há tratamento de esgoto e temos uma vala ao lado da escola. Começamos a analisar o solo e vimos que, por conta da vala, havia uma série de bactérias e protozoários que contaminavam o solo e começamos a pensar em uma série de ações para melhorar a qualidade dele. Começamos a usar adubos naturais e a fazer um sistema de captação das águas o que possibilitou que criássemos uma horta de plantas medicinais. Já apresentamos este trabalho em alguns eventos e inclusive para vereadores da cidade”, explica a estudante Isabella de Aguiar Farias.

Os estudantes da escola estadual Prefeito Leopoldo José Guerreiro, de Bombinhas, trouxeram para a feira a maquete planialtimétrica que desenvolveram com base nas informações da cartografia do município.  “Nós desenvolvemos a maquete no laboratório maker da escola em que usamos a base cartográfica do município e o mapa atual que encontramos no Google. Foi um trabalho realizado a partir das aulas de Geografia, mas que conta também a história do município. A partir dele podemos ver as nascentes dos rios, as praias e as ruas de Bombinhas”, explica o estudante Alexsandser Evangelista.

Além dos trabalhos desenvolvidos em escolas, participaram da feira projetos realizados nos Centros de Educação Integral (Cedin), que ofertam atividades no contraturno escolar para estudantes do Ensino Fundamental. Do Cedin Ângela Dalçóquio de Souza veio um projeto de automatização do sistema de irrigação da horta comunitária e um que unia os conhecimentos sobre tangram, que é um quebra-cabeças geométrico chinês com sete peças, com a realização de filmes por meio da técnica de stop motion. 

Fiita

A Feira de Ciências e Tecnologia doo IFSC Itajaí é um evento anual que faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A edição deste ano recebeu recursos do edital nº 08/2024 do CNPq e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). 


Confira os trabalhos premiados:

Categoria
Ensino Fundamental

1º lugar
Simulador holográfico: desvendado conceitos de óptica e trigonometria para construção de um projetos de imagens em 3D
Escola de Educação Básica Padre José Anchieta

2º lugar
Moda sustentável: caminhos para um consumo consciente
Escola de Educação Básica Antônio Rocha de Andrade

3º lugar
Energia maker: gerando e transmitindo energia elétrica com sucata e modelagem 3D
Escola de Educação Básica Padre José de Anchieta

Categoria
Ensino Médio/Técnico

1º lugar
Recuperação de áreas degradadas: reflorestamento com vasos biodegradáveis
Escola de Educação Básica São José

2º lugar
O lixo nosso de cada dia
Escola de Educação Básica Maria Rita Flor

3º lugar
Captação da água no solo e preservação da mata ciliar
Escola de Educação Básica Raul Bayer Laus

Categoria
Anfitrião

1º lugar
A produção de materiais didáticos para o ensino de Biologia
IFSC/ câmpus Itajaí

2º lugar
Desenvolvimento de uma prótese robótica avançada para simulação precisa de movimentos manuais
IFC/ câmpus Blumenau

3ºlugar
Desenvolvimento de materiais manipuláveis por impressão 3D para melhoria do ensino em desenho 
técnico e metalurgia
IFSC/ câmpus Itajaí

Categoria
Votação popular
Gerador de hidrogênio
Escola de Educação Básica Antônio Rocha de Andrade

Categoria
Prêmio Projeto Albatroz
Construção e instalação de uma barreira ecológica no rio Passa Vinte em Bombinhas
Escola de Educação Básica Prefeito Leopoldo José Guerreiro

 

EVENTOS SNCT CÂMPUS ITAJAÍ