Câmpus oferece ANPs para alunos com deficiência e situações específicas

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 17 jun 2020 18:10 Data de Atualização: 17 jun 2020 18:36

O Colegiado do Câmpus Gaspar decidiu, em reunião extraordinária realizada dia 16 de junho, retomar a oferta de Atividades Não Presenciais (ANPs) em dois casos específicos: para estudantes com deficiência e para aqueles que delas não participaram das ANPs no início do distanciamento social por motivos diversos como, por exemplo, a falta de acesso à Internet ou a falta de equipamentos.

Porém, para os demais estudantes, as ANPs continuam suspensas até 2 de agosto de 2020.

Veja abaixo a nota completa emitida pelo Colegiado do Câmpus Gaspar:

Prezada comunidade acadêmica:

Após a realização da Assembleia ocorrida em 2 de junho de 2020 no Câmpus Gaspar, na qual decidiu-se pela manutenção da suspensão das Atividades Não Presenciais (ANP), mais especificamente tratando-se da suspensão de atividades com o foco no ensino (aulas), algumas demandas para reavaliação desta decisão foram apresentadas ao Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (Depe) para que fossem encaminhadas para apreciação e análise pelo Colegiado do Câmpus. Essas demandas foram aprovadas na reunião extraordinária do Colegiado, realizada nesta terça-feira, dia 16 de junho de 2020.

As demandas aprovadas são apresentadas abaixo e seu retorno é imediato:

1) Solicitação do Núcleo de Acessibilidade Educacional (NAE) para atendimento a estudantes com deficiência:

Está autorizada a realização de ANP para os estudantes com deficiência, pois considera-se ser importante manter o contato com estes alunos de modo que seja possível disponibilizar materiais de estudo complementares, temas importantes para leitura, vídeos ou outro tipo de atividade por meio das quais o estudante possa se manter conectado com o IFSC e continuar aprendendo, excluindo a possibilidade de utilizar esta alternativa como instrumento de avaliação da aprendizagem.

2) Solicitação realizada pelas áreas e coordenações de curso ao Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão para atendimento aos estudantes que não participaram totalmente ou parcialmente das ANP:

Está autorizada a realização de ANP para atendimento aos estudantes que delas não participaram por motivos diversos como, por exemplo, a falta de acesso à Internet ou a falta de equipamentos.

Essa autorização contempla também os estudantes que participaram parcialmente das ANP, sejam os que iniciaram a participação e pararam ou aqueles que participaram de parte das Unidades Curriculares, de modo que seja possível recuperar as atividades e conteúdos perdidos.

Ambas as questões envolvem o retorno das atividades aos alunos por parte dos docentes de forma que haja a comunicação para esclarecimentos de dúvidas. São, portanto, formas de recuperação desses alunos com o intuito de buscar equalizar os conhecimentos construídos com o restante da turma, antes que o retorno das aulas presenciais, das ANPs ou de um modelo híbrido aconteça.

INSTITUCIONAL CÂMPUS GASPAR NEWS