Conhecendo Portugal durante o intercâmbio

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 24 out 2024 10:30 Data de Atualização: 24 out 2024 10:30

Você sabia que o Propicie, o programa de intercâmbio do IFSC, também contempla estudantes dos nossos cursos de ensino médio integrado? Nesta última edição, o estudante Antony Afonso Cunico Carneiro, do Curso Técnico Integrado em Informática do Câmpus Xanxerê, está participando do programa no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), em Portugal. Ele nos enviou um relato contando sobre sua rotina, seus passeios e o como é desenvolver um projeto de pesquisa em uma instituição estrangeira.

Leia o relato completo das primeiras semanas do Antony em Portugal para saber mais sobre a experiência dele no ISEP:
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Já é a minha segunda semana em Portugal. Quando entrei no avião achava que seria apenas uma longa viagem sem ter meus amigos comigo, mas agora percebo como tudo está passando tão rápido e com tantas experiências. Os meus primeiros dias foram difíceis pela adaptação, falta de companhia e a saudade de amigos e família do Brasil. Mas com o passar do tempo fui arranjando formas de superar as minhas dificuldades e responsabilidades.

Minhas dificuldades aqui são justamente sobre a grande maioria das pessoas que tenho contato serem intercambistas de outros países, estes sendo portugueses, franceses, alemães, poloneses, húngaros, italianos entre outros. Então a comunicação com estas pessoas no início foi complicada, mas com o passar dos dias tive mais facilidade na conversação e fiz amizades.

A minha moradia é relativamente perto da faculdade Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), que está localizada em uma parte mais modernizada da cidade, então não tem muitos lugares turísticos por perto. Mas com o metrô posso ir até a parte mais velha da cidade, onde visitei muitos lugares belos, como o Palácio de Cristal, o Jardim Botânico de Porto, a Ponte Dom Luís I entre outros belos locais.

Aqui em Porto também comi o pastel de natal e o pastel de bacalhau, comidas extremamente típicas daqui, mas ainda não tive a oportunidade de ter a experiência de comer a Francesinha, o prato considerado mais típico deste lugar. Também percebi que os mercados daqui tem cereais, sucos e congelados diferentes dos mercados Brasileiros, e algumas dessas comidas já tive a experiência de comer.

Meu projeto é coordenado pelo professor Constantino e vou fazê-lo com a Sofia, uma estudante do IFSC de Floripa. Esse projeto será sobre como a Inteligência Artificial em um aplicativo pode ajudar na superação da ansiedade dos estudantes colegiados. Até este momento eu e Sofia estamos na busca de trabalhos relacionados, buscando de teses para este aplicativo. O horário de trabalho é muito flexível, eu utilizo as manhãs durante a semana para realizar o projeto na sala GECAD e as reuniões com o coordenador são às segundas.

Estou aproveitando muito este tempo que passo em Porto e a exploração de novas culturas, seja no Porto, em outras regiões de Portugal ou no exterior. Essa experiência permite um enriquecimento pessoal profundo. Sentir, ouvir e vivenciar diferentes tradições e estilos de vida amplia a visão de mundo, trazendo não apenas novas perspectivas, mas também uma maior compreensão e apreciação pela diversidade.

BLOG DOS INTERCAMBISTAS