Publicador de Conteúdos e Mídias

Olá!

Nos últimos dias, realizamos duas missões internacionais com o objetivo de consolidar o processo de internacionalização institucional. Nossa Instituição tem dado passos largos rumo ao reconhecimento internacional, graças ao trabalho da nossa Assessoria de Relações Externas e Internacionais (Arexi).

Áustria

Juntamente com o professor Golberi de Salvador Ferreira, do Câmpus Florianópolis, a Arexi planejou uma semana no país da música erudita.

O IFSC possui desde 2010 um memorando de entendimento assinado com a Fachhochschule Kärnten, instituição de ensino na cidade de Villach, região da Carinthia, que permitiu a diversos estudantes realizar atividades de intercâmbio por meio do Programa Propicie.


O professor Golberi tem contato com uma empresa da região, a CTR (Carinthia Tech Reserarch), desde 2015 e graças a isso, um termo de intenções foi assinado entre o IFSC e a CTR, na época pela diretora do câmpus, professora Andrea, e muitos estudantes da área de Eletrônica estagiaram nessa empresa. Posteriormente, a CTR foi adquirida por uma empresa maior, a Silicon Austria Labs (SAL), e é hoje um importante centro de pesquisa para sistemas eletrônicos e baseados em software. Desenvolvem soluções voltadas para a produção industrial, saúde, energia, mobilidade e muito mais.

No ano de 2023, assinamos um acordo tripartite que envolve o IFSC, a SAL e a Fachhochschule Kärnten, com o objetivo de envolver alunos e possivelmente servidores do IFSC em atividades de intercâmbio e pesquisa entre estas três instituições.

Na SAL, nos reunimos com alguns de seus dirigentes, entre eles, o chefe da Divisão de Pesquisa em Eletrônica de Potência, Alfred Binder, que fez uma apresentação sobre a empresa e afirmou considerar muito interessante a parceria existente, que permite a ida de estudantes do IFSC pra atividades de intercâmbio. Considera também que esta cooperação pode ser expandida, não só para a área de Eletrônica, mas de Mecatrônica, Elétrica e Design de Produtos. Cabe ressaltar que nesta empresa, hoje, temos um ex-aluno que foi contratado após ter feito o intercâmbio e finalizado seu curso de Engenharia Eletrônica.


Nesta mesma reunião, estavam presentes alguns representantes da Fachhochschule Kärnten, entre eles o diretor geral, professor Christian Menard, a Relações Internacionais, Aleksandra Jama, e o diretor de Curso de Eletrônica de Potência Industrial, professor Jens Peter Konrath, que também demostrou interesse na parceria entre as instituições para atividades de pesquisa, intercâmbio e também para a matrícula de nossos alunos em cursos de mestrado. O financiamento da FH Kärten envolve o governo federal austríaco, o estado da Caríntia e o município de Villach. Outros recursos provêm de contribuições de membros da associação, doações, receitas de eventos, além de taxas de estudo e programas de ensino. As atividades de pesquisa são conduzidas através da FH Kärnten Forschungsgesellschaft mbH. Aproveitamos para visitar as instalações, especialmente laboratórios de pesquisa dessas duas importantes instituições.


Na mesma semana, visitamos a empresa Infineon Technologies AG que é o maior produtor mundial de elementos semicondutores de potência: tanto componentes discretos como módulos de potência. Esta posição foi estabelecida em 2015 com a aquisição da International Rectifier (IRF) que completou a carteira de produtos com o segmento mais importante de transístores MOSFET. Em 2020, a Infineon AG adquiriu a Cypress Semiconductor (CYP). Como resultado, a carteira de produtos expandiu-se com uma variedade de microcontroladores, componentes utilizados na comunicação (interface homem-máquina, HMI), memórias de elevado desempenho e ambientes de programação dedicados (ecossistemas de software). Os elementos anteriores são complementados por componentes de semicondutores de potência, por microcontroladores utilizados na indústria automóvel e soluções de proteção de dados presentes no portfólio da Infineon AG. A combinação destes recursos tecnológicos permite a criação de soluções avançadas para uma vasta gama de aplicações modernas. Fomos recebidos por alguns representantes desta empresa, entre eles, o Andreas Mühlberger, gerente Estratégico de Parcerias, e Veneta Ivanova, gerente de Recursos Humanos, e também por dois ex-estudantes do CST em Mecatrônica. A conversa propiciou a possibilidade de nossos estudantes atuarem nesta empresa, assim como na SAL, nas áreas de Eletrônica, Mecatrônica, Elétrica e Design de Produto.


Encerrando em solo austríaco, fomos convidados para participarmos do encontro cultural Áustria-Brasil, realizado na cidade de Gmünd e patrocinado por diversas empresas. Estavam presentes o representante do governo da Caritia, Peter Kaiser, e a cônsul Cláudia Grander Barbieri. Além disso nos reunimos com a gerente geral do hotel Familienhotel Trebesingerhof, Rosangela Salas, para atendermos uma demanda local, que envolveria nossos estudantes de Gestão de Turismo, Hotelaria e Gastronomia.

Em todos os casos, as tratativas foram iniciadas em uma conversa entre mim, o professor Golberi e a Arexi para traçarmos os novos passos destas parcerias.


Colóquio Internacional de Gestión Universitaria 2024 (CIGU2024)

No período de 1º a 4 de outubro participamos em Montevideu, Uruguai, do XXIII Coloquio Internacional de Gestión Universitaria, com o tema “Una nueva Gestión para una Universidad em Movimiento”.

Além da abertura, fomos convidados a proferir o painel “Acesso, permanência y egresso em la Educación Superior em America Latina”. Pudemos assim, com muita honra, divulgar as ações do IFSC que estão sendo coordenadas pela nossa Pró-Reitoria de Ensino, relacionadas ao recém aprovado Plano de Acesso, Permanência e Êxito dos Estudantes do IFSC: Prevenção e enfretamento à evasão escolar. O desafio nesse tema não se resume ao IFSC, mas às instituições.