Graduação
Engenharia de Produção
Câmpus Caçador
O curso de Engenharia de Produção tem como objetivo formar profissionais habilitados ao projeto, operação, gerenciamento e melhoria de sistemas de produção de bens e serviços, integrando aspectos humanos, econômicos, sociais e ambientais. Essa área se dedica ao projeto e gerência de sistemas que envolvem pessoas, materiais, equipamentos e o ambiente. O estudante trabalha com matérias relacionadas a economia, meio ambiente e finanças, entre outras áreas, além dos conhecimentos tecnológicos básicos da engenharia.
Mercado de trabalho
- indústrias do setor produtivo, como de alimentos, mineração, química, siderurgia, automotivo e infraestrutura;
- automação da manufatura;
- unidades produtoras de matérias-primas diversas;
- empresas prestadoras de serviços, como comércio, construção civil, transporte aéreo e empresas de serviços básicos, como energia e telecomunicações;
- empresas de consultoria e implementação de sistemas de produção;
- instituições públicas;
- universidades e centros de pesquisa.
Pré-requisitos
Para ingressar no curso de Engenharia de Produção, o aluno deve ter o Ensino Médio completo.
Como entrar nesse curso?
Informações
Número de vagas | Carga horária | Turno | Duração |
---|---|---|---|
40 | 4100 | Noturno | 10 semestres |
-
Número de vagas
40
-
Carga horária
4100
-
Turno
Noturno
-
Duração
10 semestres
Infraestrutura
O Câmpus Caçador dispõe de salas de aula climatizadas, sala adaptada como auditório, biblioteca, além de outras instalações. Possui acesso à Internet por meio de fibras ópticas a partir de ponto de presença da RNP localizado na própria instituição. O câmpus dispõe também de ambientes dedicados a estudos e pesquisa para os professores e ambientes dedicados às atividades de iniciação científica de bolsistas vinculados a projetos de pesquisa.
A infraestrutura de laboratórios para o curso de Engenharia de Produção tem o suporte dos laboratórios utilizados para os cursos técnicos em Plásticos, Informática, Administração e Eletromecânica, além de espaços exclusivos ao curso de Engenharia de Produção.
Matriz curricular
Projeto pedagógico do curso
Resolução de aprovação da oferta do curso
Projetos de pesquisa e extensão
- Grupos de Pesquisa: estes grupos deverão estar regularmente registrados no IFSC e no Diretório de Grupos de pesquisa do CNPQ;
- Empresa Júnior: a ser implantada e gerida pelos alunos do curso e Engenharia de Produção e de outros cursos do câmpus. Para todo projeto desenvolvido pela Empresa Jr. deverá haver pelo menos um docente do câmpus com a função de acompanhar o projeto para fins didáticos;
- Semana Acadêmica: a ser desenvolvida pelo câmpus com a participação de docentes e alunos. A semana deverá envolver atividades de ensino, pesquisa e extensão com a apresentação de produtos e serviços produzidos pelo curso bem como a organização de seminários, palestras e debates científicos e tecnológicos com a produção de artigos, relatórios técnicos e/ou TCCs.
- Semana do Empreendedorismo: já realizada anualmente pelo câmpus, possui o intuito de fomentar o empreendedorismo e a inovação, tendo a participação de diversas instituições públicas e privadas da região. A organização do evento conta com a participação dos alunos em diversas atividades.
Certificação
Diploma de Engenheiro de Produção.
Contato
Coordenador: Eric Costa Carvalho
E-mail: eric.costa@ifsc.edu.br
Telefone: 049-3561-5704
Endereço:
IFSC Câmpus Caçador
Av. Fahdo Thomé, 3000 Bairro Champagnat, Caçador - SC, CEP 89.500 000
Fone: (49) 3561 5700
Site: http://www.cacador.ifsc.edu.br
Corpo Docente
Página atualizada em: 20-09-2024 10:23:21
Graduação
São cursos de Ensino Superior do IFSC, escolhidos de acordo com as necessidades regionais, tanto profissionais quanto acadêmicas. A seleção dos candidatos se dá por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza as notas do Enem, e do vestibular. O nível de escolaridade exigido dos candidatos é o Ensino Médio completo. Os cursos de graduação do IFSC dividem-se em:
Cursos Superiores de Tecnologia: são cursos de graduação com foco no mercado de trabalho e ênfase na prática profissional de de demandas específicas do mercado de trabalho.
Bacharelados: são cursos de graduação com foco no mercado de trabalho, porém com uma formação mais abrangente que os cursos superiores de tecnologia. Devido a isso, possuem grade curricular e duração maiores.
Licenciaturas: são cursos de graduação com foco na formação de professores, com disciplinas da área escolhida e outras de cunho pedagógico.
-> Entenda melhor a diferença entre os cursos de graduação do IFSC neste post do Blog do IFSC
Como se inscrever
O processo seletivo para os cursos de graduação do IFSC é feito de duas formas: parte das vagas tem seleção por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que considera a nota do Enem, e parte por meio do Vestibular.
Deixe seus dados no nosso Cadastro de Interesse para receber um e-mail quando as inscrições estiverem abertas.
-
Licenciatura EaD Educação Profissional e Tecnológica (complementação pedagógica) -
Licenciatura EaD Educação Profissional e Tecnológica (complementação pedagógica) -
Licenciatura EaD Educação Profissional e Tecnológica (complementação pedagógica) -
Licenciatura EaD Educação Profissional e Tecnológica (complementação pedagógica) -
Licenciatura EaD Educação Profissional e Tecnológica (complementação pedagógica) -
Licenciatura EaD Educação Profissional e Tecnológica (complementação pedagógica) -
Licenciatura EaD Educação Profissional e Tecnológica (complementação pedagógica) -
Licenciatura EaD Educação Profissional e Tecnológica (complementação pedagógica)