AVISOS Data de Publicação: 11 nov 2024 15:42 Data de Atualização: 11 nov 2024 15:46
Aeroportos, rodoviárias e shoppings são exemplos de ambientes onde é possível acessar uma rede Wi-Fi (rede sem fio) sem a necessidade de senhas. Isso pode parecer bom, mas não é! Você sabe por quê?
Redes abertas ou públicas podem ser acessadas por quaisquer pessoas, inclusive pessoas mal intencionadas que podem utilizar-se de aplicações de captura de usuário/senha para roubar seu dados quando você acessa sua conta bancária, realiza pagamento em um portal de compras (acesso por credenciais) ou acessa qualquer outro sistema que possa lhes trazer vantagens.
No IFSC, a rede sem fio é autenticada, ou seja, é necessário que você utilize suas credenciais de acesso (usuário/senha) para acessar a Internet ou a rede da instituição.
No momento atual, cada câmpus possui ferramentas para gerenciar a rede sem fio local. Isso é importante porque cada unidade tem a sua demanda de acessos para estudantes e servidores e é fundamental que você que é usuário da rede entenda isso.
Embora existam técnicas e protocolos que buscam garantir o isolamento do tráfego de dados e segmentação nas redes ( administrativas, alunos, visitantes), reduzindo o perímetro de ataque, é importante saber dos riscos de acesso às redes Wi-Fi públicas oferecidas por estabelecimentos comerciais e instituições em geral.
Uma delas é a captura das suas credenciais do IFSC quando você as utiliza nestes ambientes. Com as suas credenciais capturadas o malfeitor poderá acessar todas as informações armazenadas em nossos sistemas e serviços de email, por exemplo, e trazer danos inestimáveis aos IFSC. Por isso, nunca use suas credenciais do IFSC para se cadastrar em portais alheios à instituição! As credenciais do IFSC devem ser utilizadas apenas para o acesso institucional.
Crie outros emails para acesso a portais de compras ou outros portais que solicitem o e-mail como usuário e fique atento às dicas abaixo:
Evite conectar em redes compartilhadas abertas e sem senhas;
Fique atento se a identificação da rede (SSID) é a que você habitualmente conecta;
Mantenha atualizados os sistemas operacionais dos seus equipamentos;
Sempre utilize um antivírus em seu dispositivo;
Cuidado aos instalar aplicativos ou clicar em links desconhecidos;
Ao conectar, observe se seu equipamento reconhece a rede como segura;
Novas versões de protocolos como WPA (Wi-Fi Protected Access), além de um sistema robusto de autenticação dos usuários, conseguem validar tanto o ponto de acesso sem fio, quanto o equipamento cliente, integrando-se às bases de dados institucionais.
Para mais informações:
https://www.kaspersky.com.br/resource-center/definitions/wep-vs-wpa
https://www.gov.br/governodigital/pt-br/privacidade-e-seguranca/framework