CÂMPUS ITAJAÍ Data de Publicação: 25 out 2021 15:47 Data de Atualização: 26 out 2021 16:43
A passagem da adolescência para a fase da vida adulta costuma ser um momento de muitas transformações, quando muitos jovens se inserem no mercado de trabalho, escolhem uma profissão ou mesmo passam a morar sozinhos e se sustentarem. As estudantes do curso técnico integrado em Recursos Pesqueiros Joice Lis Peixer e Morgana Aparecida Pereira, do Câmpus Itajaí, resolveram colocar todas essas angústias no papel e transformá-las em um projeto de extensão para auxiliar outros jovens, assim como elas, nesta fase da vida. Sob a orientação da professora Maressa Dolzan elas escreveram o projeto de extensão “IFSC Prepara” e o submeteram ao edital de protagonismo discente Proex nº14/2021. “A gente se reuniu para pensar em alguma causa que estivesse diretamente relacionada com a nossa realidade e com a de outros jovens da mesma idade. O que mais nos preocupa neste momento é essa transição para a vida adulta, assim que e o Ensino Médio acabar”, explica Joice Peixer.
Após a aprovação do projeto, as estudantes realizaram uma pesquisa junto com outros jovens para tentar identificar quais temas eles gostariam que fossem abordados nas rodas de conversa e oficinas. “Nossa proposta foi ouvir estudantes do Câmpus e de outras escolas e cidades para identificar quais temas poderiam ser abordados e a partir dessa demanda convidar alguns profissionais dessas áreas para falar sobre os temas escolhidos.”
Cerca de 120 estudantes, entre 15 a 19 anos, preencheram o formulário, sendo que mais de 80% deles indicaram que gostariam de participar de atividades sobre educação financeira básica, mais de 64% de atividades que envolvessem questões sobre a escolha profissional e 56% de ações que abordem questões como a rotina da vida adulta dos estudos aos serviços domésticos.
Protagonismo discente
Joice já havia participado de outras atividades de extensão do Câmpus, mas é a primeira vez que ela propõe um projeto. “Eu vejo o edital de protagonismo discente como uma grande oportunidade. Considero que neste momento da vida, em que muitos jovens se sentem incapazes, projetos como o do protagonismo discente fortalecem a autonomia, a autoconfiança e o autoconhecimento. Quando eu li a proposta do edital, o que mais me instigou é que teriam que ser propostas pensadas pelos estudantes.”
Morgana Pereira conta que a proposta surgiu a partir de uma “chuva de ideias” em que as estudantes se reuniram com a professora Maressa Dolzan e começaram a pensar naquilo que elas gostariam de aprender além dos conteúdos de sala de aula. “Começamos a pensar em oficinas sobre educação financeira, empreendedorismo, de cozinha, costura que são aptidões que nós consideramos ser importantes para a vida adulta e a ideia é compartilhar experiência. Por conta da pandemia, muitos estudantes tiveram que começar a trabalhar e estudar para ajudar em casa, guardar dinheiro para a faculdade e a gente entende que seria bom se nesta idade nós tivéssemos uma noção de como administrar nosso primeiro salário.”
Morgana explica que a proposta do projeto é trabalhar questões do dia a dia do jovem. “Eu espero que essas oficinas e as rodas de conversa de fato ajudem as pessoas na prática e vejo que esse edital de protagonismo discente é uma boa oportunidade para que os estudantes tirem suas ideias da cabeça e as coloquem em prática. Eu sentia falta desse espaço.”
Além de Morgana e Joice, estão envolvidos no projeto os estudantes dos cursos técnicos integrados Kamilly Pereira e Erick dos Santos e a professora Paula Zuanazzi.
Roda de conversa
A primeira atividade do projeto será realizada nesta quinta-feira (28), às 18h30. Será uma roda de conversa “Sou (quase) adulto e agora?”. Para participar, é preciso fazer inscrição através deste link. Os inscritos receberão o link por e-mail.