PESQUISA Data de Publicação: 06 set 2024 17:18 Data de Atualização: 09 set 2024 14:21
O trabalho de conclusão de curso na especialização de “Pesquisa e prática pedagógica” do Câmpus Gaspar da museóloga Ive de Sousa Azevedo foi o início de um projeto de pesquisa que busca aproximar crianças do Centro de Educação Infantil José Antônio Curtipassi do Museu de Hábitos e Costumes de Blumenau. Ela atua na biblioteca de uma escola e durante o TCC pensou em como despertar o interesse das crianças pelo museu que tem um acervo de mais de 5 mil peças do século XIX e XX. Ela e a professora de Artes do Câmpus Gaspar Fernanda Trentini (que foi sua orientadora de TCC) começaram a pensar numa série de materiais que pudessem ser trabalhados em sala de aula antes, durante a após a visita dos estudantes ao museu. Para viabilizar a confecção dos materiais, elas submeteram o projeto “Entre escola e museu: proposta de material educativo” para o edital 14/2023 Proppi/ Dae, e com a aprovação e o recurso, passaram a desenvolver as peças. “Sou museóloga de formação e os materiais educativos são de suma importância, pois auxiliam na compreensão do acervo e da exposição dos museus. Esses que nós produzimos têm um toque a mais porque são voltados para educação infantil e por isso todos os materiais são pensados para o entendimento das crianças nessa faixa etária.”
Além da professora orientadora e da estudante da pós-graduação, a estudante do curso de Tecnologia em Design de Moda Maíne Sampaio passou a integrar o projeto de pesquisa e juntas elas começaram a desenvolver uma maleta de viagem com orientações e atividades lúdicas e educativas para serem trabalhadas em sala de aula. “Nós desenvolvemos uma maleta e dentro dela há uma série de materiais para serem trabalhados antes, durante e após a visita ao museu como se eles estivessem se preparando para uma viagem. Há um passaporte que eles devem carimbar no museu, leques de madeira e instruções para montar uma cartola que são peças que eles encontrarão no museu, bonecas para vestir com roupas que remetem as que são encontradas no acervo. Há ainda uma proposta de jogo de tabuleiro para ser utilizado após a visita em que as crianças precisam identificar imagens que viram no museu. Além de oferecer uma maleta para escola Antônio José Curtipassi, nossa ideia é que o museu também possa contar com um kit deste e emprestá-lo para as escolas para que antes da visita elas já possam trabalhar os conteúdos com as crianças”, explica a professora Fernanda Trentini.
A escola Antônio José Curtipassi já está utilizando os materiais e na última quinta-feira (5), as crianças do quarto período da educação infantil fizeram uma visita ao museu. Para entrar ainda mais no clima da proposta, elas foram vestidas com roupas antigas da família e levaram um material para o acervo do museu. Essa foi a segunda visita que as mesmas crianças fizeram ao museu e a experiência que elas tiveram foi muito diferente após a utilização do material desenvolvido pelo IFSC. “A experiência para as crianças foi incrível. Eles estavam muito animados, ligaram a imaginação e entraram nessa imersão ao passado. Ao olhar os objetos traziam relatos como: "prof isso foi o que vimos na sala, essas vestimentas lindas", "olha isso prof esses brinquedos são diferentes", "prof vem ver esse trem", "prof você precisa ver essa cozinha, temos que pensar em utensílios assim para nosso Quintal de Memórias ". Eu vejo que parcerias como essa entre a escola, o museu e o IFSC fazem toda a diferença, porque é isso que faz a educação de qualidade acontecer e fazer com que a crianças tenham um olhar crítico. Quando uma proposta como essa dá voz as crianças, eles se sentem empoderadas, que têm voz ativa. Elas passam a perceber ainda que o museu também é um território de aprendizagem”, avalia a professora do Centro de Educação Infantil Joyce dos Santos Ferreira.
Além da parceria neste projeto, há uma série de ações realizadas pelo Câmpus Gaspar nesse mesmo centro de educação infantil. “Eu tenho 30 anos de carreira na educação e eu nunca vi uma oportunidade e uma parceria tão grande de uma instituição como o IFSC com a educação infantil. O Câmpus Gaspar tem trabalhado na formação de professores e numa série de ações com o nosso centro de educação infantil. O IFSC é para nós uma inspiração. Este projeto do museu possibilita que as crianças se reconheçam neste espaço e tempo ao mesmo tempo em que as instiga a buscar memórias afetivas e histórias da família”, avalia a coordenadora pedagógica do Antônio José Curtipassi, Elizete Defreyn.
Projeto premiado no Sepei
Na edição deste ano do Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei) do IFSC o projeto de pesquisa “Entre escola e museu: proposta de material educativo” foi o vencedor na divisão temática 1 que reunia trabalhos sobre formas de comunicar, discursos, movimentos culturais e mediação educacional na categoria de apresentação on-line.