Professor do Câmpus Araranguá publica artigo em revista do Departamento de Geografia da USP

PESQUISA Data de Publicação: 12 dez 2024 15:02 Data de Atualização: 12 dez 2024 15:04

O professor de Matemática do Câmpus Araranguá, Carlos Augusto Zilli, publicou artigo na Revista do Departamento de Geografia (RDG) da Universidade de São Paulo (USP) sobre o uso de algoritmos na avaliação em massa de apartamentos em Florianópolis. A revista é Qualis A1, o mais relevante nos periódicos científicos brasileiros, na classificação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O artigo, um dos resultados do curso de Doutorado realizado pelo professor do IFSC, foi publicado em parceria com a professora Lia Caetano Bastos, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O trabalho versa sobre o desempenho preditivo dos algoritmos de aprendizagem de máquina Random Forest e Gradient Boosting na avaliação em massa de imóveis urbanos, a partir de 8.694 dados coletados do mercado imobiliário de Florianópolis. O resultado sugere que o uso de técnicas avançadas pode melhorar a precisão da avaliação de mercado, contribuindo para uma base de imposto sobre a propriedade (IPTU) mais justa e equitativa. 

O artigo pode ser lido na íntegra neste link.

Professor de Matemática do Câmpus Araranguá, Zilli é graduado em Engenharia Civil e Matemática pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), mestre em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial pela UFSC e doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento também pela UFSC. Lia Caetano Bastos é Engenharia Civil formada pela UFSC, mestre em Engenharia de Produção e doutora em Engenharia de Produção na UFSC.

PESQUISA CÂMPUS ARARANGUÁ