IFSC irá ofertar primeiro ensino médio técnico no Câmpus São Lourenço do Oeste

ENSINO Data de Publicação: 30 ago 2024 11:04 Data de Atualização: 30 ago 2024 13:32

A partir de 2025, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) irá ofertar em São Lourenço do Oeste o primeiro ensino médio técnico, oficialmente chamado de técnico integrado ao ensino médio. O curso será totalmente gratuito, assim como os demais ofertados pelo IFSC.

Nesta opção de curso, o interessado estuda o ensino médio normalmente e também em um curso técnico ao mesmo tempo, sendo que a opção será o técnico em Marketing. A duração do curso será de três anos e haverá 35 vagas na turma.

As inscrições estarão abertas ainda neste ano e em breve serão divulgadas oficialmente pelo IFSC no Calendário de Inscrições. A forma de ingresso será por meio de exame de classificação, já utilizado nas demais unidades do IFSC espalhadas pelo Estado. Desta forma, o interessado precisa estar formado no ensino fundamental e precisará realizar uma prova para ingressar no curso.

O curso técnico em Marketing se insere no eixo de Gestão e Negócios e contará com recursos materiais e professores qualificados já disponíveis no Câmpus SLO. O coordenador do curso, professor João Linhares, explica que a formação do técnico em marketing visa capacitar profissionais com conhecimento em tecnologias contemporâneas, visão global de mercado e habilidades criativas e empreendedoras, essenciais para enfrentar o dinamismo do setor.

“Em resposta à demanda por profissionais capacitados para lidar com as rápidas transformações nas relações de consumo e as novas tecnologias, o câmpus local decidiu oferecer um curso técnico em Marketing. A decisão foi baseada em um levantamento junto à comunidade que indicou a necessidade dessa formação”, explica Linhares.

Entre as justificativas de demanda estão a economia diversificada da cidade e fortemente apoiada nos setores de agricultura, pecuária, e indústrias, com destaque para os segmentos alimentício e madeireiro/moveleiro. Segundo dados de julho de 2023, o município abrigava 350 indústrias, 1,2 mil estabelecimentos comerciais e 2,8 mil prestadores de serviços. O setor industrial, especialmente o de transformação, é o maior gerador de empregos formais na região, representando 57,8% das vagas, com uma participação significativa na economia local.

Conheça o Projeto Pedagógico do curso

ENSINO CÂMPUS SÃO LOURENÇO DO OESTE