EVENTOS Data de Publicação: 30 set 2024 17:30 Data de Atualização: 30 set 2024 17:33
Estudantes e egressas do curso de Tecnologia em Design de Moda do Câmpus Gaspar participaram da 19ª edição do Colóquio de Moda, realizado de 17 a 20 de setembro no Senac Santo Amaro, em São Paulo. Elas participaram dos grupos de iniciação científica desse que é considerado o maior congresso científico de moda do Brasil.
O trabalho da estudante Sofia Lopes Ribeiro realizado em coautoria com as professoras Suelen Vicente Vieira e Laiana Pereira da Silveira “Caminhos da memória: o vestuário como ferramenta para um envelhecimento ativo” recebeu o prêmio de melhor apresentação de iniciação científica do grupo “Memórias, trajetórias e narrativas no campo da moda”. O trabalho é resultado das oficinas realizadas pelo projeto IFSC Gaspar 60+, que busca inserir os idosos em atividades de ensino, pesquisa e extensão nas mais diversas áreas de conhecimento do Câmpus Gaspar.
A estudante de Tecnologia em Design de Moda Elisa Vitorino apresentou os “Upcycling: o entrelaçamento entre moda e complexidade” e “Moda e identidade: uma análise de figurino de Júlia Matos em Dancing Days”. “Foram trabalhos bem distintos que de alguma forma se conectaram porque me fizeram perceber a moda como algo muito mais profundo, reforçaram o meu interesse de explorar a moda de uma forma mais crítica. Apresentar os trabalhos foi uma experiência transformadora, foi mais do que uma exposição, o ambiente do colóquio foi um espaço de troca de experiências e de perspectivas.”
A egressa Daniele de Vasconcellos apresentou o resultado de seu TCC sobre empoderamento na moda e autonomia no vestuário para pessoas com deficiência visual. “Foi uma experiência muito enriquecedora pois tive a oportunidade de estar com outros pesquisadores e partilhar os resultados das minhas pesquisas, como também ter novos insights por meio das apresentações assistidas no evento.”
A egressa Maria Luiza Mognon apresentou artigo sobre uma coleção inspirada em histórias, memórias e amores, que é fruto de seu TCC. “Foi a minha primeira participação no Colóquio. No grupo de iniciação científica que eu participei havia uma variedade de trabalhos, muitos do nordeste e do sudeste e isso me permitiu conhecer outras vivências e culturas.”
A egressa Átally Almeida Dutra levou para o evento sua pesquisa sobre macrotendência da economia do cuidado em que estudou a relação dos Mbyá Guarani com a natureza e a relacionou com a moda. “Eu me dediquei a estudar o comportamento da moda com a natureza, o qual de modo geral é baixo e em alguns casos inexiste. Passei a estudar de que forma essa relação poderia se tornar mais amigável, então encontrei o livro “Cradle to cradle” (do berço ao berço) que vem com uma ideia contrária daquela que conhecemos e praticamos, advinda da revolução industrial, em que tudo que é usado vai para o lixo e não possui um próximo ciclo. Percebi que essa visão se assemelha muito com os princípios indígenas, os quais olham para a natureza e buscam viver de maneira semelhante, com o ciclo de vida dos produtos duradouros. Assim como aquilo que morre na natureza torna-se um nutriente para algo novo, de que forma na moda o que já passou ou foi usado pode ser a base para um novo produto? Essa foi minha questão para a investigação.”
Além dos trabalhos das estudantes, professoras do Câmpus Gaspar também apresentaram suas pesquisas e o trabalho que foi resultado do pós-doutorado da professora Bruna Lummertz Lina foi premiado no GT “Moda, sustentabilidade e inclusão”.