EVENTOS Data de Publicação: 25 abr 2022 11:03 Data de Atualização: 25 abr 2022 11:49
A partir de amanhã (26), o Centro de Eventos do Câmpus Florianópolis-Continente, em Coqueiros, sedia o Congresso Internacional de Mobilidade (4º Mobisul). Com o tema “Os desafios e oportunidades da mobilidade sustentável”, o evento que é totalmente gratuito, terá a presença de palestrantes nacionais e internacionais, que debaterão as soluções para o país e trarão experiências de Portugal, Chile e Canadá.
O Congresso terá plenárias, debates, workshop e a 1ª Feira de Veículos Elétricos e Híbridos de SC. No dia 26, haverá a inauguração da terceira maior usina solar do Estado em um único endereço, instalada no Câmpus Florianópolis-Continente, com 370 kW. Outra atração será o veículo elétrico Renault Zoe, utilizado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, resultante de uma parceria com o IFSC, e que incluiu a instalação de um eletroposto na sede do Legislativo.
A programação de quarta-feira (27) à tarde inclui workshop sobre veículos elétricos, que envolvem diretamente atuações do IFSC. O primeiro deles será com o Projeto ConVerTE do Câmpus Florianópolis, que prevê a conversão de quatro veículos a gasolina/flex para elétrico. Um quinto veículo será convertido para utilização do IFSC com testes de um novo câmbio também desenvolvido pelo IFSC, denominado de CTT (Continuous Transition Transmission). Essa atividade do 4º Mobisul será com o coordenador do projeto ConVerTE, professor Adriano Bresolin. Segundo ele, o ConVerTE busca contribuir de forma eficiente com a diminuição da poluição sonora, e da emissão de carbono e com o uso racional de energia elétrica, além de estudar e propor uma redação de legislação sobre o tema. “O carro elétrico tem 90% de eficiência, enquanto o carro convencional tem 20%”, revela o coordenador que complementa: a expectativa é que startups e instituições públicas, como o IFSC, possam alavancar o uso da energia e trazer a tecnologia para o cidadão catarinense.
Na sequência da tarde de quarta-feira, o diretor geral do Polo Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) do IFSC, professor Rubipiara Cavalcante Fernandes, que atuou diretamente na iniciativa da usina de energia solar no Instituto, debate sobre essa nova tendência mundial de automotores. O polo da Embrapii no IFSC tem como foco sistemas inteligentes de energia, e também é um dos financiadores, ao lado da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), do ConVerTE. O dia encerra com a plenária, às 21h, sobre Os desafios e oportunidades da Mobilidade Sustentável no Brasil.
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A programação internacional terá a participação de Gabriel B. Caselli Ostermann, da British Columbia (Canadá); Carlos Ramos, do Instituto Superior de Engenharia (Porto/Portugal); José Querido Maia, do Instituto Politécnico de Setúbal (Portugal); Ismael Soto Gomes, da Universidade de Santiago do Chile; Luiz Fernando Oliveira, da Renault América; e Edgar M. Rodrigues, gerente de Programa Mundo da Embraer/Eve Air Mobility, que produz aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical e infraestrutura de mobilidade aérea urbana.
Em sua forma presencial, o 4º Mobisiul é limitado a 250 pessoas por dia e restam poucas vagas. Será obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação e o uso de máscara. Haverá ainda transmissão remota, ao vivo, com necessidade de inscrição. Para ver a programação completa e fazer a inscrição, acesse bit.ly/mobisul2022. Todos receberão certificado de participação.
Como resultado final, será elaborada uma carta com sugestões efetivas para ações de mobilidade urbana, no âmbito dos poderes executivo e legislativo. O documento terá a participação de todos os segmentos que estiverem no 4º Mobisul. “Há uma necessidade de regulamentação urgente das ações públicas, como a difusão dos fóruns de mobilidade urbana e a melhoria do Estatuto das Cidades, com ênfase na melhoria da qualidade e da eficiência dos deslocamentos por parte das populações”, explica um dos coordenadores do 4º Mobisul, André Ostermann.
Terceira maior usina de SC
A Reitoria e o Câmpus Florianópolis-Continente são as unidades do IFSC a terem instaladas placas fotovoltaicas para geração de energia elétrica por meio da energia solar. Essa iniciativa faz parte do projeto EnergIF, um programa para o desenvolvimento de energias renováveis e eficiência energética na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT).
Os sistemas de geração de energia solar foram adquiridos pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec). E o IFSC demonstrou interesse em adquirir 20 kits de18 kWp (quilowatt-pico, unidade de medida para a capacidade de produção de energia nos horários de pico de luminosidade solar) cada para serem distribuídos pelos câmpus, mas, por questões de logística da empresa vencedora do processo licitatório, a opção foi pela Reitoria e Câmpus Florianópolis-Continente. As placas foram instaladas na cobertura dos dois prédios, que ficam no mesmo terreno, na parte continental da capital catarinense.
“É uma conquista para o IFSC porque vai reduzir a fatura do consumo de energia, que é um gasto muito grande de todos os câmpus”, comenta Rubipiara. Ele conta que os dois sistemas estão incluídos no programa de geração distribuída de energia elétrica do governo federal, que trabalha com a compensação de energia. Isso significa que toda energia elétrica gerada e não utilizada dentro do sistema fica como crédito, durante cinco anos, para que o IFSC possa usá-la em suas unidades ou mesmo em outras da rede federal de ensino em Santa Catarina.
O sistema de geração do Câmpus Florianópolis-Continente compreende um gerador fotovoltaico de 240,81kWp; de capacidade instalada, 698 módulos solares de 345W, conectado ao sistema de distribuição através de dois inversores.
Já o sistema da Reitoria compreende um gerador com 129,72 kWp de capacidade instalada e 376 módulos solares de 345W, em um total de 752 m2, conectado ao sistema de distribuição através de dois inversores com potência nominal de 106 kW.
Números
Os carros elétricos devem dividir o mercado com modelos a combustão e híbridos até 2030. A projeção é feita pela Agência Internacional de Energia.
No mundo
Até 2030:
• 145 milhões de veículos elétricos estão circulando pelo mundo (Canaltech)
• As maiores montadoras não fabricarão mais carros à combustão.
• 30 milhões de pontos de recarga pelo mundo (InsideEVS).
• R$ 820 bilhões serão gastos anualmente apenas com infraestrutura de recarga.
No Brasil
• O país terá 100 mil carros movidos a energia elétrica até o final deste ano, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
• De acordo com pesquisa do Instituto Big Data, mais de 70% dos brasileiros consideram comprar um carro elétrico como próxima compra de veículo.
• Entre janeiro de 2021 e janeiro de 2022, houve aumento de 93% no número de emplacamentos de carros elétricos. 330 mil do Polo de Inovação em Sistemas Inteligentes de Energia do Instituto Federal de Santa Catarina (PE-IFSC).