Asset Publisher

A semana de 24 a 28 de junho foi intensa na Pró-Reitoria de Ensino. Na segunda, 24, participamos ativamente dos debates no Conselho Superior (Consup) para construção do processo de retomada do calendário acadêmico do IFSC. Na mesma reunião, coube à diretora da Deia/Proen, Sandra Lopes Guimarães, e a servidora Amanda Fabres Oliveira Radunz, a apresentação e defesa do novo Plano Estratégico de Acesso, Permanência e Êxito dos Estudantes do IFSC, que foi aprovado pelo Consup. 

A aprovação desse novo plano é uma conquista de toda a instituição e também o desdobramento de um amplo trabalho que vem sendo realizado pela gestão desde 2021 para o enfrentamento da evasão escolar, a permanência e o êxito dos nossos estudantes. 

Também no dia 24, a equipe da Proen se reuniu com o promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina, Eder Cristiano Viana, para tratar sobre o contexto das mães/pais estudantes, que muitas vezes precisam trazer seus filhos para o IFSC durante as aulas. Deste encontro saíram, entre outros encaminhamentos, a necessidade de um mapeamento mais detalhado das demandas no contexto do IFSC (número de crianças, estudantes-mães nestas situações, localidades) e o aprofundamento do diálogo com as redes locais ligadas aos Conselhos Tutelares, Promotorias de Justiça e outras instituições. Também foi debatido o estudo de possíveis ajustes nos auxílios estudantis, no âmbito do Programa de Atendimento ao Estudante em Vulnerabilidade Social (Paevs), para as mães-estudantes de cursos noturnos. 

Esta reunião deu continuidade aos diálogos que a Proen vem realizando com diferentes atores para encontrar alternativas a um tema que é bastante complexo e que preocupa a todos, na reitoria e nos câmpus. A última reunião sobre esse tema havia ocorrido em maio com o Coletivo de Mães da UFSC. 

Fórum de Dirigentes de Ensino

Encontro on-line do Fórum de Dirigentes de Ensino
 

De 25 a 27 de junho outra agenda importante foi a participação no Fórum de Dirigentes de Ensino, que reuniu os pró-reitores e pró-reitoras de ensino da rede federal. O evento aconteceu em Brasília e tratou de diferentes assuntos importantes na área do ensino, como o Acórdão 984/2024 do Tribunal de Contas da União (TCU) e os encaminhamentos da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) em relação à evasão na rede federal, as ações realizadas no âmbito do FDE sobre a pauta da assistência estudantil e a alimentação escolar, a formação e a certificação docente, a tramitação do PL do Novo Ensino Médio no Senado Federal, além, é claro, do tema da greve na rede federal e as estratégias para retomada das aulas e dos calendários acadêmicos.

Este último tema esteve presente nos três dias do evento e resultou em intensos debates. Ao final, o FDE construiu uma proposta de orientações para a rede federal em relação à retomada das aulas e calendários, a qual foi encaminhada para aprovação do pleno do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). 

O encontro permitiu também o avanço do diálogo dos nove grupos de trabalho do FDE, os quais tratam de temáticas diversas como Educação de Jovens e Adultos, Formação de Professores, Inclusão, Permanência e Êxito, Ingresso, Assuntos Estudantis e Ensino Médio Integrado. 

Minuta de Diretrizes do Calendário Acadêmico e Acordo de Greve

Para fechar a semana, a equipe da Proen esteve envolvida diretamente na construção da minuta de diretrizes para atualização dos calendários acadêmicos dos câmpus, apreciada pelo Colégio de Dirigentes (Codir) no dia 3 de julho e pelo Consup no dia 8 de julho. 

Outra prioridade foi a participação na comissão que envolveu gestão da reitoria e Sinasefe/IFSC para o fechamento do acordo de greve, assinado pelo reitor e sindicato na sexta, dia 28 de julho, e que permitiu o fim da greve no IFSC a partir do dia 1º de julho.