Superiores de Tecnologia
Hotelaria
Câmpus Florianópolis-Continente
O planejamento e a operacionalização de espaços, equipes e atividades nos diversos departamentos de hotéis, resorts, flats, spas, estâncias e complexos turísticos são as atividades do tecnólogo em Hotelaria. Ele coordena desde serviços de limpeza, arrumação e ornamentação de diversos ambientes, até aspectos de gerenciamento, como contratação, orientação e supervisão de funcionários, organização da infraestrutura e instalações do estabelecimento. Pode ainda auxiliar na montagem de novos empreendimentos hoteleiros, definindo planos de marketing e estabelecendo relações com empresários e autoridades locais.
Mercado de trabalho
- Hotéis, pousadas e resorts
- Cruzeiros marítimos, fluviais e empresas ferroviárias
- Instituições e núcleos de ensino e pesquisa, público ou privados
- Empresas de assessoria e/ou consultoria técnica
- Meios de comunicação especializados no segmento de hotelaria e alimentos e bebidas
Como entrar nesse curso?
Informações
Número de vagas | Carga horária | Turno | Duração |
---|---|---|---|
40 | 2000 | Matutino | 6 semestres |
-
Número de vagas
40
-
Carga horária
2000
-
Turno
Matutino
-
Duração
6 semestres
Infraestrutura
O Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria utilizará os laboratórios instalados no câmpus e em outros locais para o desenvolvimento de aulas práticas. Os laboratórios especializados possuem normas de funcionamento, especialmente para utilização e segurança atendendo aos aspectos de adequação à estrutura curricular implantada, com disponibilidade de produtos, equipamentos e insumos para as aulas. O Laboratório de Hotelaria funciona por meio da contratação pessoa jurídica para a locação de espaço físico para realização das aulas práticas no Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria do Câmpus Florianópolis-Continente do IFSC. As aulas realizadas em hotéis em operação proporcionam o desenvolvimento de competências que visam atingir a qualificação necessária do sujeito para o seu exercício profissional.
Matriz curricular
Projeto pedagógico do curso
Projetos de pesquisa e extensão
A articulação do ensino com a pesquisa e a extensão, no curso Superior de Tecnologia em Hotelaria se dá em especial, por meio de trabalhos inter e multidisciplinares que possibilitem a integração dos componentes curriculares do curso, pois envolvem a participação do corpo docente, discente e em vários momentos com a comunidade externa. Estas atividades realizadas são relacionadas à pesquisa e à extensão, já que possibilitam desenvolver a integração entre a teoria e a prática por meio da organização e/ou participação em eventos que envolvam o curso e a comunidade externa ou ainda, pelo desenvolvimento de trabalhos de pesquisas orientadas pelos docentes do curso.
Certificação
Ao final da conclusão da Unidade Curricular de Segurança dos Alimentos, oferecida na 2ª fase, os alunos poderão requerer um “Certificado de Participação em Treinamento de Manipulador de Alimentos”, a partir das seguintes condições: ter frequência mínima de 75% e conceito de aprovação na Unidade Curricular Segurança dos Alimentos.
No término do curso, os alunos receberão o diploma de Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria.
Contato
Coordenador: Léo Serpa
E-mail: hotelaria.tecnol.cte@ifsc.edu.br
Telefone: (48) 3877-8430
Endereço:
IFSC Câmpus Florianópolis-Continente
Rua 14 de Julho, 150, Coqueiros, Florianópolis - SC, CEP 88075-010
Fone: (48) 3877-8400 / 3877-8415 / 3877-8430
Site: continente.ifsc.edu.br
Corpo Docente
Alice Nogueira Novaes Southgate
Deosir Flavio Lobo de Castro Junior
Larice Steffen Peters
Laura Rodrigues de Lima
Página atualizada em: 19-09-2024 19:43:49
Cursos Superiores de Tecnologia
Graduação com foco na prática profissional inovadora
Os cursos superiores de tecnologia são cursos de graduação, geralmente focados em demandas específicas do mercado de trabalho, e credenciam os profissionais a atuar em atividades que envolvem pesquisa aplicada, difusão de tecnologias, gestão de processos de produção e empreendedorismo, entre outras áreas. Têm duração menor que um bacharelado, entre três e quatro anos. Ao concluir o curso, o aluno formado é chamado de tecnólogo e possui diploma de nível superior.
A seleção dos candidatos se dá por meio do Sisu, que utiliza as notas do Enem, e, em alguns cursos, também pelo vestibular. O nível de escolaridade exigido dos candidatos é o Ensino Médio completo.
Como se inscrever
O processo seletivo para cursos de graduação do IFSC funciona por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que considera a nota do Enem, e, em alguns cursos, também pelo vestibular. Para acompanhar todas as datas de ingresso, acesse o calendário de inscrições.
Deixe seus dados no nosso Cadastro de Interesse para receber um e-mail quando as inscrições estiverem abertas.
-
Não existem cursos com os critérios selecionados.