Pós-graduação
Educação Científica e Matemática
Câmpus Araranguá
O curso tem como objetivo oferecer capacitação em nível de especialização, na área de Educação Científica e Matemática, de forma a possibilitar o desenvolvimento profissional docente. Durante as aulas, o aluno terá a oportunidade de refletir sobre a pesquisa em Educação Científica e Matemática, o desenvolvimento profissional por meio da educação continuada, abordagens metodológicas aplicadas ao ensino e à pesquisa em educação. Além disso, o curso visa contribuir para a formação de professores especialistas capazes de atuar na educação básica de forma crítica e inovadora perante os atuais paradigmas da educação brasileira.
Mercado de trabalho
Instituições de ensino públicas e privadas.
Pré-requisitos
Ter curso superior completo, preferencialmente com formação nas licenciaturas da área de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia), Matemática, Pedagogia e Geografia.
Informações
Número de vagas | Carga horária | Turno | Duração |
---|---|---|---|
20 | 420 | Noturno | 3 semestres |
-
Número de vagas
20
-
Carga horária
420
-
Turno
Noturno
-
Duração
3 semestres
Infraestrutura
- Salas de aula
- Auditório
- Biblioteca
- Sala de estudos
- Laboratórios de Informática
- Laboratório de Física
- Laboratório de Química
- Laboratório de Biologia
Projeto pedagógico do curso
Resolução de aprovação da oferta do curso
Contato
Coordenador: Edmilson Souza Barreto
E-mail: edmilson.barreto@ifsc.edu.br
Vice-coordenador: Werther Alexandre de Oliveira Serralheiro
E-mail: werther@ifsc.edu.br
Telefone: (48) 3311-5059
Endereço:
IFSC - Câmpus Araranguá
Avenida XV de Novembro, 61, Bairro Aeroporto, Araranguá/SC. CEP: 88960-000
Telefone: (48) 3311 5000
Site: www.ararangua.ifsc.edu.br
Corpo Docente
Adriano Antunes Rodrigues
e-mail: adriano.rodrigues@ifsc.edu.br
Linha(s) de Pesquisa: Formação Docente e Processos Educativos
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5206977578790817
Alexandro Lima Gomes
e-mail: alexandro.gomes@ifsc.edu.br
Linha(s) de Pesquisa: Formação Docente e Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4138851428496216
Assis Francisco de Castilhos
e-mail: assis.castilhos@ifsc.edu.br
Linha(s) de Pesquisa: Formação Docente e Processos Educativos
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4381389093807384
Bruno Leal Dias
e-mail: bruno.dias@ifsc.edu.br
Linha(s) de Pesquisa: Processos Educativos
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9765509489007607
Cesar Marques
e-mail: cesar.marques@ifsc.edu.br
Linha(s) de Pesquisa: Formação Docente e Processos Educativos
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4099262845848625
Cristiane Raquel Woszezenki
e-mail: cristiane.raquel@ifsc.edu.br
Linha(s) de Pesquisa: Processos Educativos e Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1152409542701700
Edmilson Souza Barreto
e-mail: edmilson.barreto@ifsc.edu.br
Linha(s) de Pesquisa: Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5729997060747927
Felipe Damasio
e-mail: felipedamasio@ifsc.edu.br
Linha(s) de Pesquisa: Processos Educativos
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8957914409942746
Fernando Henrique Faustini Zarth
e-mail: fernando.zarth@ifsc.edu.br
Linha(s) de Pesquisa: Processos Educativos e Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3157541891247528
Israel Müller dos Santos
e-mail: israel.santos@ifsc.edu.br
Linha(s) de Pesquisa: Processos Educativos
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3288755534136370
Jônatas Inácio de Freitas
e-mail: jonatas.freitas@ifsc.edu.br
Linha(s) de Pesquisa: Processos Educativos
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3479375211552356
Juliano da Silva de Souza
e-mail: juliano.silva@ifsc.edu.br
Linha(s) de Pesquisa: Processos Educativos
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9204624027796189
Lucas Boeira Michels
e-mail: lucas.boeira@ifsc.edu.br
Linha(s) de Pesquisa: Processos Educativos
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2395000308112725
Marielli de Souza Schlickmann
e-mail: marielli.souza@ifsc.edu.br
Linha(s) de Pesquisa: Formação Docente e Processos Educativos
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8452456227769759
Mateus Medeiros Teixeira
e-mail: mateus.teixeira@ifsc.edu.br
Linha(s) de Pesquisa: Formação Docente, Processos Educativos e Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3500199071185115
Maurício Dalpiaz Melo
e-mail: mauricio.dalpiaz@ifsc.edu.br
Linha(s) de Pesquisa: Processos Educativos
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9967756803870089
Mirtes Lia Pereira Barbosa
e-mail: mirtes.lia@ifsc.edu.br
Linha(s) de Pesquisa: Formação Docente e Processos Educativos
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6632607078827895
Mônica Knöpker
e-mail: monica.knopker@ifsc.edu.br
Linha(s) de Pesquisa: Formação Docente e Processos Educativos
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6654504394567516
Nayara Salbego
e-mail: nayara.salbego@ifsc.edu.br
Linha(s) de Pesquisa: Processos Educativos e Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7814910444853879
Rita de Cássia Freitas Santos
e-mail: rita.freitas@ifsc.edu.br
Linha(s) de Pesquisa: Formação Docente e Processos Educativos
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7305639778339152
Rodrigo da Costa Lima
e-mail: rodrigo.lima@ifsc.edu.br
Linha(s) de Pesquisa: Formação Docente
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0116482639061872
Rosabel Bertolin Daniel
e-mail: rosabel.bertolin@ifsc.edu.br
Linha(s) de Pesquisa: Formação Docente e Processos Educativos
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9408349249614403
Samuel Costa
e-mail: samuel.costa@ifsc.edu.br
Linha(s) de Pesquisa: Formação Docente e Processos Educativos
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8945139321175453
Suzy Pascoali
e-mail: suzy@ifsc.edu.br
Linha(s) de Pesquisa: Processos Educativos
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1060293716945997
Tiago da Silva Coelho
e-mail: tiago.coelho@ifsc.edu.br
Linha(s) de Pesquisa: Formação Docente e Processos Educativos
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6459762939804251
William Moreno Boenavides
e-mail: william.boenavides@ifsc.edu.br
Linha(s) de Pesquisa: Formação Docente e Processos Educativos
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4592193991125136
Werther Alexandre de Oliveira Serralheiro
e-mail: werther@ifsc.edu.br
Linha(s) de Pesquisa: Processos Educativos e Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5554453179615918
Linhas de Pesquisa
- Formação Docente
- Processos Educativos
- Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação
- Tendências em Educação Matemática
Defesas
PRÁTICAS DOCENTES NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO CAMPUS ARARANGUÁ DO IFSC DURANTE A PANDEMISA COVID-19
Aluno: Edivaldo Lubavem Pereira
Data: 14/12/2020 Horário: 19h
Local: Webconferência
(Link de acesso: https://meet.google.com/scj-rhaw-ycj)
Membros da Banca:
Prof. Dr. Werther Alexandre de Oliveira Serralheiro (Orientador)
Prof. Me. Cesar Luiz Moreira da Fonseca Marques (IFSC - Araranguá)
Profa. Dra. Cristiane Raquel Woszezenki (IFSC - Araranguá)
Resumo: Diante da pandemia provocada pelo novo coronavírus (COVID-19), diversos segmentos tiveram suas atividades presenciais suspensas, entre eles, as escolas, as universidades e os institutos federais. Para possibilitar o prosseguimento das atividades curriculares, surgiu um novo modelo de ensino: atividade não presencial (ANP) por meio do ensino remoto. Para que os objetivos deste estudo fossem alcançados foi necessário realizar uma pesquisa de natureza descritiva e quantitativa, considerando informações colhidas através de um questionário online direcionado a todos os docentes que lecionam nos cursos de técnico integrado ao ensino médio de eletromecânica e vestuário do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus Araranguá do estado de Santa Catarina. O objetivo da pesquisa foi investigar a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) pelos professores do IFSC, campus Araranguá, bem como o impacto do seu uso durante o ano letivo, e descobrir quais as estratégias de ensino que os professores se apropriaram nas atividades não presenciais durante a pandemia ocasionada pelo coronavírus. De modo geral, observa-se que o presente período tem servido de adaptação e aprendizagem no manuseio dos recursos tecnológicos como metodologia de ensino tanto para os alunos, sobretudo para os professores. Apesar dos inúmeros obstáculos apresentados pelos professores em relação ao uso das tecnologias nas atividades não presenciais durante a pandemia, observa-se um cenário um tanto significativo em relação ao ensino não presencial. Por fim, percebe-se ainda a carência de reflexões e avaliação das atividades de forma não presencial mediada pelas TIC’s em arranjos que assegurem uma aprendizagem efetiva.
Página atualizada em: 29-01-2024 10:00:28
Pós-Graduação
O IFSC oferece cursos de pós-graduação presenciais e a distância, com alto nível de excelência, para quem já concluiu o Ensino Superior e deseja continuar seus estudos, expandindo seu conhecimento e qualificando-se ainda mais para o mercado de trabalho. Os cursos de pós-graduação do IFSC dividem-se em:
Especialização: são cursos presenciais e a distância com objetivo de aprofundar os conhecimentos do aluno sobre determinada área.
Mestrado: são cursos presenciais com o objetivo de qualificar o aluno por meio de aulas e pesquisa científica, que é desenvolvida pelo mestrando com a orientação de um professor.
Entenda melhor a diferença:
Se ainda tiver dúvidas, leia este post do Blog do IFSC que explica a diferença entre pós-graduação lato sensu e stricto sensu
Como se inscrever
Para saber o período de inscrições dos cursos, acesse o calendário de inscrições.
Se desejar, deixe seus dados no nosso Cadastro de Interesse para receber um e-mail quando as inscrições estiverem abertas.
-
Especialização Formação Pedagógica para a Educação Profissional e Tecnológica -
Especialização Formação Pedagógica para a Educação Profissional e Tecnológica -
Especialização Formação Pedagógica para a Educação Profissional e Tecnológica -
Especialização Formação Pedagógica para a Educação Profissional e Tecnológica -
Especialização EaD INSCRIÇÕES ABERTAS Mídias Integradas na Educação -
Especialização EaD INSCRIÇÕES ABERTAS Mídias Integradas na Educação -
Especialização EaD Mídias Integradas na Educação -
Especialização EaD Mídias Integradas na Educação