Olá!
Esta semana, o IFSC marcou presença no 2º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, Cidadania e Informação, importante evento que discutiu a temática do direito humano à comunicação e reuniu profissionais de diferentes órgãos públicos brasileiros na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal.
Foram dois momentos importantes nos quais tivemos a oportunidade de compartilhar a experiência da nossa atuação em comunicação pública. Na terça-feira, as servidoras Ana Paula Lückman e Carla Algeri, jornalistas da Diretoria de Comunicação (Dircom), ministraram a oficina “Como criar um canal de comunicação científica para o público externo”. A partir da experiência do canal IFSC Verifica, as servidoras propuseram um passo a passo para que outras instituições, de quaisquer áreas de atuação, também aproveitem a expertise de seu corpo docente e técnico para criar canais de comunicação que contribuam para a promoção da ciência e o combate à desinformação.
Ana Paula (no primeiro quadro superior) e Carla (no terceiro quadro superior) em oficina sobre promoção da ciência
Na quarta-feira, a servidora Ana Paula – que participou presencialmente do evento – apresentou o artigo “Estratégia, inclusão, cidadania, interesse público: aprendizados dos dez anos da Política de Comunicação do IFSC”, escrito em coautoria com as servidoras Nadia Garlet, Marcela Lin e Rafaela Menin. A apresentação ocorreu no Grupo Temático 6, que reuniu trabalhos sobre governança e gestão da comunicação. A experiência pioneira do IFSC com a elaboração participativa e implementação da Política de Comunicação foi, inclusive, mencionada pelo professor Jorge Duarte, da Embrapa, um dos principais palestrantes do evento. Na apresentação, Ana Paula resgatou o processo de elaboração da primeira Política, lançada em 2013, e o complexo trabalho recente de atualização do documento, publicado em 2022.
Ana Paula em apresentação em Natal
A Associação Brasileira de Comunicação Pública é uma entidade criada em 2016 que promove discussões e reflexões sobre o campo da comunicação pública no Brasil. A Comunicação do IFSC tem orientado suas ações com foco nos princípios da comunicação pública, que são garantir o acesso à informação; fomentar o diálogo; estimular a participação; promover os direitos e a democracia; combater a desinformação; ouvir a sociedade; focar no cidadão; ser inclusiva e plural; tratar a comunicação como política de estado; garantir a impessoalidade; pautar-se pela ética; e atuar com eficácia.
Participantes do GT 6 em Natal
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